A FORMAÇÃO DOS PROFESSORES NA ESCOLA: PAPEL DO DIRETOR ESCOLAR SANTOS

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Autor(es): dc.contributorUNIVERSIDADE METROPOLITANA DE SANTOSpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorFAOUR, IVANA-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-02-21T18:03:02Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-02-21T18:03:02Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-
identificador: dc.identifier.otherPRODUTO IVANApt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/431206-
Resumo: dc.description.abstractComo exigência da apresentação de um produto final do Programa de Mestrado Profissional em Práticas Docentes no Ensino Fundamental da Universidade Metropolitana de Santos, a partir da pesquisa realizada, propõese desenvolver um curso de extensão online denominado “A formação dos professores na escola: o papel do diretor escolar”, pela possibilidade de a pesquisadora atuar profissionalmente na universidade onde realizou o curso de Mestrado Profissional. O curso será gratuito e terá, como público-alvo, diretores escolares, coordenadores pedagógicos, professores, alunos das licenciaturas e demais profissionais, com o objetivo de desenvolver um olhar reflexivo acerca do papel do diretor escolar na formação dos professores. Dessa forma, destacam-se aspectos da pesquisa realizada e da literatura que fundamentam a relevância da presente proposta. O diretor escolar ocupa o cargo hierarquicamente mais elevado no interior da escola, responsabilizando-se pelo bom funcionamento do espaço educacional. Consideram-se como aspectos fundamentais da prática do diretor escolar: dimensões vinculadas ao seu papel na escola, a forma como a direção escolar é exercida, as formas de direção escolar que levem em conta a especificidade político-pedagógica do espaço educativo e o interesse dos atores escolares. De acordo com estudos de Paro (2010), essas dimensões se fundamentam em razões técnicas e políticas, de forma que as razões técnicas estão impregnadas de conotações políticas e as razões políticas não se dissociam de suas implicações técnicas. Salienta-se que a formação e as atribuições do diretor escolar foram concebidas para um determinado papel, que não explicita nem reflete sobre sua característica de agente político, diante da administração de um espaço, cujo fim é prover educação, sendo, por excelência, uma ação democrática 3 (PARO, 2010). Todavia, para que a instituição escolar atinja seu objetivo, exige-se desse profissional uma mediação administrativa, referente à racionalização do trabalho e coordenação do esforço humano coletivo. Paro (2010) ressalta que, pela peculiaridade democrática da função do diretor escolar, esse profissional precisa ser democrático, pois sua legitimidade advém do consentimento daqueles que estão submetidos à sua direção. Nesse sentido, possibilitar a participação dos atores escolares nas discussões e tomadas de decisão no espaço educativo é um dos aspectos de essencial importância na prática do diretor escolar.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent367KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
Palavras-chave: dc.subjectDIRETOR NA ESCOLApt_BR
Título: dc.titleA FORMAÇÃO DOS PROFESSORES NA ESCOLA: PAPEL DO DIRETOR ESCOLAR SANTOSpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typecursopt_BR
Curso: dc.subject.courseMESTRADO PROFISSIONAL PRATICAS DOCENTES NA EDUCAÇÃO FUNDAMENTALpt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDISSERTAÇÃO DE MESTRADOpt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais

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