UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA ATUALIZAÇÃO DOS CONHECIMENTOS ACERCA DO ESTRESSE ABIÓTICO E DA COMUNICAÇÃO RADICULAR DE PLANTAS NO ENSINO SUPERIOR

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Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual do Norte do Paranápt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorMachado, Thaynara-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-02-17T13:42:46Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-02-17T13:42:46Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-02-16-
identificador: dc.identifier.otherENSINO DE BOTÂNICA: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA ATUALIZAÇÃO DOS CONHECIMENTOS ACERCA DO ESTRESSE ABIÓTICO E DA COMUNICAÇÃO RADICULAR DE PLANTAS NO ENSINO SUPERIORpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/431183-
Resumo: dc.description.abstractO desenvolvimento desse trabalho foi motivado pela preocupação quanto à formação inicial de professores de Ciências e Biologia para o ensino de Botânica. A partir de nossas experiências enquanto estudantes em um curso de licenciatura em Ciências Biológicas e pesquisadores iniciantes na área do ensino, entendemos que o processo de ensino e a aprendizagem destes conteúdos se torna razão de apreensão por parte de professores e alunos . A Botânica é uma subárea da Biologia que envolve muitas áreas de estudo, como a Fisiologia Vegetal, que estuda o funcionamento das plantas; a Morfologia e a Anatomia Vegetal que estudam respectivamente a forma e as estruturas internas das plantas; a Sistemática Vegetal, que estuda os critérios e as características que envolvem a classificação dos grupos vegetais; entre outras. Em nossas experiências, vimos o desinteresse de alunos e a dificuldade de compreensão com relação aos conteúdos da Botânica. Do mesmo modo, diversos trabalhos têm demonstrado que o ensino de Botânica é caracterizado por apresentar dificuldades de aprendizagem para os alunos, devido ao fato de o conteúdo apresentar muitos termos técnicos, muitas vezes desatualizados, de difícil assimilação e que são transmitidos de maneira distante da realidade social. Além disso, pesquisas também indicam a dificuldade para o ensino destes conteúdos pelos próprios professores, que consideram a Botânica uma temática complexa (SILVA, 2008; FIGUEIREDO 2009; TOWATA; URSI; SANTOS, 2010; NASCIMENTO et al, 2017). No entanto, é uma necessidade formativa dos professores do campo das Ciências Naturais que atuem no Ensino Fundamental e Médio que conheçam o conteúdo a ser ensinado. Entretanto, isto implica em ter conhecimentos profissionais muito diversos, que vão para além do que habitualmente se aborda nos cursos universitários — entre eles, ter algum conhecimento dos desenvolvimentos científicos recentes e suas perspectivas para poder proporcionar uma visão dinâmica e não fechada da ciência (CARVALHO; GIL-PÉREZ, 2011). Para que futuros professores de Ciências e Biologia, ao lecionarem suas disciplinas, não fiquem pautados apenas em conceitos dos livros didáticos, que podem conter erros conceituais, embora sejam importantes materiais de uso dos professores, acreditamos que estes devem ser estimulados desde a sua formação inicial a buscarem conhecimentos recentes, a fim de atualizar sua prática. No entanto, durante nossa experiência como estudantes de licenciatura, o que vemos durante o Ensino Superior são docentes que também pautam suas aulas somente no que os livros acadêmicos abordam, sem mencionar estudos recentes ou sem estimular seus estudantes a pesquisar acerca do que a comunidade científica vem abordando recentemente, o que pode contribuir para contextualizar e compreender determinados assuntos. Além disso, vemos tanto a necessidade de que o professor busque por alternativas que facilitem e auxiliem nos processos de ensino e de aprendizagem, quanto que os futuros professores tenham uma formação inicial adequada relacionada aos conteúdos da Botânica, assim como à atualização desses conhecimentos. Ao realizarmos buscas a respeito do ensino de Botânica, nos deparamos com o trabalho de Silva, Cavallet e Alquini (2005) o qual demonstra que havia uma escassa produção científica na área de ensino de Botânica no Brasil, que poderia auxiliar na melhoria do ensino dos conteúdos dessa área. Ao realizarem um levantamento em anais dos Congressos Nacionais de Botânica, os autores observaram que 127 trabalhos foram apresentados na sessão temática ensino de Botânica, no período de 1995 até 2002. Destes 127, aproximadamente 29% (Tabela 1) enfocaram o ensino para a graduação; os outros trabalhos, em sua maioria, contemplaram o Ensino Fundamental e Médio, ao passo que outros apresentaram materiais didáticos que possam ser utilizados por diferentes públicos. Tabela 1 – Trabalhos sobre ensino de Botânica apresentados nos Congressos Nacionais de Botânica de 1995 a 2002 Fonte: Silva, Cavallet e Alquini (2005). Passados mais de 10 anos da publicação de Silva, Cavallet e Alquini (2005), pudemos observar em um levantamento que realizamos no período de abril de 2017 a fevereiro de 2018, na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), no portal de periódicos CAPES e nos periódicos de índices restritos da área de Ensino, QualisA1, A2 e B1 (Quadriênio 2013-2016), que pouca produção na área do ensino de Botânica tem sido realizada . O levantamento nas três bases de dados resultou na análise de 6.104 trabalhos, dos quais apenas 49 (0,8%) englobavam o ensino de Botânica nos diferentes níveis educacionais: Fundamental, Médio, Superior e espaços não formais. Ainda, dos trabalhos resultantes, 13 estão voltados para o Ensino Superior. A partir destes dados foi possível perceber que existe uma carência de trabalhos voltados ao ensino de Botânica, em um âmbito geral. Os dados podem ser visualizados na tabela 2.   Tabela 2 – Revisão Sistemática da Literatura acerca do ensino de botânica, no período de 2007 a 2017 Base de dados Total de trabalhos analisados Trabalhos sobre ensino de botânica Trabalhos com enfoque no Ensino Superior IBICT 238 07 01 Portal de periódicos CAPES 37 12 04 Periódicos de índice restrito em Ensino QualisA1, A2 e B1 5829 30 05 Total 6104 49 10 Fonte: dos autores (2018). Os trabalhos apresentaram abordagens diferentes para o ensino de Botânica, de modo a diferenciar o ensino tradicional e buscar um maior interesse dos estudantes pela temática. Tais abordagens referem-se à utilização e elaboração de diferentes recursos didáticos, assim como de estratégias que estimulam a reflexão dos alunos, utilização de aulas práticas e aulas de campo. Alguns destes trabalhos englobam a elaboração destes recursos e estratégias didáticas por licenciandos em Ciências Biológicas, a fim de favorecer a formação inicial. Além disso, apresentam trabalhos que discutem as concepções de professores e estudantes de graduação sobre o ensino e a aprendizagem da Botânica, enquanto formadores e futuros docentes. No entanto, nenhum dos trabalhos enfoca a temática para promover a atualização dos conhecimentos científicos recentes da Botânica, tampouco focam o ensino de conteúdos da Fisiologia Vegetal, destacando a carência de pesquisas nesta área. Desse modo, o ensino de Botânica apresenta um cenário propício a pesquisas que possibilitem o estabelecimento de relações coerentes com estratégias de ensino que utilizem a atualização de conhecimentos científicos para favorecer a formação inicial de professores. Nesta perspectiva, configuramos a seguinte questão de pesquisa: Quais possíveis contribuições a elaboração de uma sequência didática sobre estresse abiótico e comunicação radicular poderiam promover no processo de aprendizagem desses conteúdos, no âmbito da formação inicial de professores de Ciências/Biologia? Segundo Zabala (1998), das diferentes variáveis metodológicas, a opção de começar pelas sequências é justificada se levarmos em conta a principal importância das intenções educacionais na definição dos conteúdos de aprendizagem e, portanto, do papel das atividades que se propõem. Assim, [...] a identificação das fases de uma sequência didática, as atividades que a conformam e as relações que se estabelecem devem nos servir para compreender o valor educacional que têm, as razões que as justificam e a necessidade de introduzir mudanças ou atividades novas que a melhorem (ZABALA, 1998 p. 54). Nesse contexto, a atualização do conhecimento científico possui grande relevância, visto que, segundo Marandino (2005 p. 162), “[...] os processos e produtos da ciência e da técnica impregnam nosso cotidiano e [...] é fundamental que se promova a apropriação desses conhecimentos pela população como forma de inclusão social”. Desse modo, a autora considera Chevallard (1991) um autor essencial para compreensão do processo de transformação do conhecimento científico, em razão dele ser o principal responsável pela divulgação do conceito de transposição didática. Na perspectiva de Neves (2009), à luz de Chevallard, o objetivo da transposição didática é o de propiciar o contínuo processo de atualizações dos saberes escolares advindos dos saberes científicos. Logo, a transposição didática é uma ferramenta que não só contribui para a atualização dos saberes escolares, mas que também pode contribuir para a formação de professores, a fim de que estes possam refletir sobre sua ação e prática de ensino, visto que sempre irão se deparar com conteúdos novos ao longo de sua jornada como docente. Desse modo, tal processo pode contribuir para compreender de que forma novos conhecimentos podem ser inclusos nas aulas, contextualizando os conteúdos de uma disciplina específica. Conforme apontam Marandino, Selles e Ferreira (2009), a prática docente compreendida como uma simples reprodução de conhecimentos simplificados passa a ser reconhecida em seu caráter criativo de transformação dos conhecimentos científicos e acadêmicos em conhecimentos escolares. Assim, a transposição didática pode contribuir para o redimensionamento da formação inicial e das atividades de formação continuada. Em vista disso, o objetivo geral deste trabalho consistiu em realizar uma transposição didática do conhecimento científico a respeito do estresse abiótico e a da comunicação radicular, por meio de uma sequência didática, para estudantes de um curso de licenciatura em Ciências Biológicas, a fim de promover a atualização destes conhecimentos científicos e contribuir para o processo de formação inicial de professores. Assim, para atingir o referido objetivo geral, elencamos alguns objetivos específicos: a) compreender, por meio de uma revisão sistemática da literatura, de que forma a Botânica é trabalhada no Ensino Superior e se conhecimentos científicos recentes relacionados a este conteúdo são abordados na formação inicial de professores; b) investigar as especificidades formativas dos professores do campo das Ciências; c) apresentar as contribuições da transposição didática de Chevallard para a atualização de conhecimentos científicos; d) evidenciar o conhecimento científico recente de comunicação radicular de plantas, relacionando-o ao conteúdo de resposta ao estresse abiótico; e) elencar os subsídios teórico-metodológicos para o processo de construção de uma sequência didática; f) construir e aplicar uma sequência didática para a atualização dos conhecimentos científicos de estresse abiótico e comunicação radicular, em uma turma do 4º ano de uma licenciatura em Ciências Biológicas; g) analisar as atividades dos estudantes que participaram da pesquisa e as contribuições e/ou limitações da aplicação da sequência didática. Para tanto, no primeiro capítulo desta produção técnica, o referencial teórico-metodológico que fundamentou a elaboração da nossa sequência didática. No segundo capítulo, apresentamos a estrutura completa da sequência didática elaborada e as atividades propostas. O quarto capítulo, por sua vez, apresenta alguns referenciais como sugestão de leitura, para apoio.Por fim, elencamos as considerações finais resultantes da aplicação da sequência didática.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1.49MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Botânicapt_BR
Título: dc.titleUMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA ATUALIZAÇÃO DOS CONHECIMENTOS ACERCA DO ESTRESSE ABIÓTICO E DA COMUNICAÇÃO RADICULAR DE PLANTAS NO ENSINO SUPERIORpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseCiências Biológicaspt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineFisiologia Vegetalpt_BR
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