Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) Campus Cornélio Procópio | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Fernandes, Elaine Valéria Cândido | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2018-04-12T23:33:29Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2018-04-12T23:33:29Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-04-12 | - |
identificador: dc.identifier.other | APTIDÃO FÍSICA RELACIONADA À SAÚDE: PROPOSTA DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/205402 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Com a mudança no perfil epidemiológico nas últimas décadas, as doenças crônicas não transmissíveis(DCNT) tornaram-se as maiores responsáveis pelas incidências de morbimortalidade no mundo, mal que acomete inclusive os adolescentes. Sabendo que o compontamento individual é o grande precursor no combate efetivo a tais patologias e que a prática de atividade física é determinante nesse processo, tem-se que a educação física escolar apresenta um papel importante na orientação para o controle e redução desses índices entre os alunos. Com o escopo de contribuir na seara do conhecimento, baseada na prática educativa proposta por Zabala, o presente estudo teve como objetivo elaborar e aplicar uma sequência didática para o ensino da temática “aptidão física relacionada à saúde” nas aulas de educação física do ensino médio integrado. Para tanto, esta pesquisa fundamentou-se na abordagem qualitativa estruturada em uma revisão bibliográfica de livros, artigos, leis e outros documentos oficiais dos Ministério da Educação e da Saúde. Foram envolvidos 19 alunos do ensino médio integrado com idades entre 14 e 18 anos do Instituto Federal do Paraná – Campus Jacarezinho. Para a Metodologia de análise dos dados, utilizou-se a Análise Textual Discursiva proposta por Moraes e Galiazzi. Os resultados revelaram uma análise favorável do trabalho desenvolvido por considerar que a sequência didática proposta forneceu subsidios aos alunos na compreensão de que a mudança de comportamento, objetivando uma vida mais ativa fisicamente, irá trazer resultados positivos para a saúde. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 964,2 k | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Produção Técnica Educacional | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Atividade Física | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Saúde | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Adolescentes | pt_BR |
Título: dc.title | APTIDÃO FÍSICA RELACIONADA À SAÚDE: PROPOSTA DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO MÉDIO | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | outro | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino (PPGEN) | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Trabalho de Conclusão do Mestrado | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Ensino |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: