APTIDÃO FÍSICA RELACIONADA À SAÚDE: PROPOSTA DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO MÉDIO

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) Campus Cornélio Procópiopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorFernandes, Elaine Valéria Cândido-
Data de aceite: dc.date.accessioned2018-04-12T23:33:29Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2018-04-12T23:33:29Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-04-12-
identificador: dc.identifier.otherAPTIDÃO FÍSICA RELACIONADA À SAÚDE: PROPOSTA DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICApt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/205402-
Resumo: dc.description.abstractCom a mudança no perfil epidemiológico nas últimas décadas, as doenças crônicas não transmissíveis(DCNT) tornaram-se as maiores responsáveis pelas incidências de morbimortalidade no mundo, mal que acomete inclusive os adolescentes. Sabendo que o compontamento individual é o grande precursor no combate efetivo a tais patologias e que a prática de atividade física é determinante nesse processo, tem-se que a educação física escolar apresenta um papel importante na orientação para o controle e redução desses índices entre os alunos. Com o escopo de contribuir na seara do conhecimento, baseada na prática educativa proposta por Zabala, o presente estudo teve como objetivo elaborar e aplicar uma sequência didática para o ensino da temática “aptidão física relacionada à saúde” nas aulas de educação física do ensino médio integrado. Para tanto, esta pesquisa fundamentou-se na abordagem qualitativa estruturada em uma revisão bibliográfica de livros, artigos, leis e outros documentos oficiais dos Ministério da Educação e da Saúde. Foram envolvidos 19 alunos do ensino médio integrado com idades entre 14 e 18 anos do Instituto Federal do Paraná – Campus Jacarezinho. Para a Metodologia de análise dos dados, utilizou-se a Análise Textual Discursiva proposta por Moraes e Galiazzi. Os resultados revelaram uma análise favorável do trabalho desenvolvido por considerar que a sequência didática proposta forneceu subsidios aos alunos na compreensão de que a mudança de comportamento, objetivando uma vida mais ativa fisicamente, irá trazer resultados positivos para a saúde.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent964,2 kpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectProdução Técnica Educacionalpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAtividade Físicapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Saúdept_BR
Palavras-chave: dc.subjectAdolescentespt_BR
Título: dc.titleAPTIDÃO FÍSICA RELACIONADA À SAÚDE: PROPOSTA DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO MÉDIOpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typeoutropt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino (PPGEN)pt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineTrabalho de Conclusão do Mestradopt_BR
Aparece nas coleções:Ensino