“MUSEU” AFETIVO E ENSINO DE HISTÓRIA: PRÁTICAS DE MEMÓRIA NA EDUCAÇÃO ESCOLAR

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal de Santa Catarinapt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSUTIL, NAIR-
Autor(es): dc.contributor.authorSILVA, MONICA MARTINS DA-
Data de aceite: dc.date.accessioned2017-08-02T17:38:17Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2017-08-02T17:38:17Z-
Data de envio: dc.date.issued2017-02-01-
identificador: dc.identifier.otherDissertação Nair Sutilpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/174785-
Resumo: dc.description.abstractO trabalho “Museu Afetivo e Ensino de História: práticas de memória na educação escolar” analisa os percursos da construção do Museu Afetivo criado juntamente com alunos do Ensino Fundamental do Colégio Estadual Prefeito Antônio Teodoro de Oliveira, localizado na cidade de Campo Mourão, Paraná, entre os anos de 2014 e 2015. O trabalho com o Museu Afetivo ambiciona tornar o ensino de história mais interessante para os alunos de 6º e 7º anos do Ensino Fundamental. Pesquisar, problematizar e refletir sobre a construção do conhecimento histórico, a partir de documentos do universo familiar e afetivo dos alunos, ampliou a noção de fonte oferecida pelo livro didático utilizado na prática cotidiana da sala de aula e as potencialidades para o trabalho com a memória. O objetivo inicial da proposta foi mapear fontes históricas e narrativas acerca das histórias de vida dos alunos, seus familiares e comunidade. As reflexões em sala de aula mobilizaram discussões acerca dos objetos bem como das memórias despertadas por eles que se tornaram um dispositivo para a conexão com inúmeras narrativas acerca da história individual e coletiva dos alunos. A construção de um Museu Afetivo se deu a partir da pesquisa dos objetos e elaboração das narrativas sobre si. Assim, o trabalho reflete o percurso no qual os alunos tornaram-se protagonistas no processo de agenciamento do passado que procurou valorizar as suas experiências de vida e suas práticas sociais de referência na construção do conhecimento histórico, afirmando que a educação histórica que acontece no espaço escolar pode se relacionar com outros espaços como o familiar, onde esses alunos/pesquisadores passam a investigar suas histórias e seus pertencimentos. Os objetos bem como as narrativas se tornaram instrumentos poderosos na medida em que conferiram significado à pesquisa e à história ensinada.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent3516 KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectMuseu Afetivopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectMemórias.pt_BR
Palavras-chave: dc.subjectFontes Históricaspt_BR
Palavras-chave: dc.subjectConhecimento Escolarpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectHistória Localpt_BR
Título: dc.title“MUSEU” AFETIVO E ENSINO DE HISTÓRIA: PRÁTICAS DE MEMÓRIA NA EDUCAÇÃO ESCOLARpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseProfHistóriapt_BR
Vinculação:: dc.uab.SNuabpt_BR
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