O currículo de Hhistória e a lei nº 10639-2003- as ações afirmativas do “projeto batuque” do Colégio Estadual de Cristalândia-TO

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Tocantinspt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorRibeiro, Elyneide-
Data de aceite: dc.date.accessioned2017-04-10T13:21:52Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2017-04-10T13:21:52Z-
Data de envio: dc.date.issued2016-
identificador: dc.identifier.other: O currículo de Hhistória e a lei nº 10639-2003- as ações afirmativas do “Projeto Batuque” do Colégio Estadual de Cristalândia-TOpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/173169-
Resumo: dc.description.abstractO currículo de História assim como todo o currículo escolar oficial não pode ser entendido apenas como uma lista de conteúdos a serem ensinados e aprendidos em séries ou ciclos específicos. O currículo traz em si uma intencionalidade educacional que procura definir o ser humano desejável para um determinado tipo de sociedade. O currículo escolar oficial do Brasil contemporâneo está voltado para uma concepção do mundo ocidental e firmado num ideal de identidade nacional que foi proposto a partir do século XIX e que marginaliza alguns grupos étnicos que fazem parte da sociedade brasileira. Com base nessa consideração, essa dissertação de mestrado busca analisar o impacto da aprovação da Lei 10. 639/2003 e seus desdobramentos nos diversos espaços de aprendizagem, especialmente o espaço escolar. Analisa ainda as ações do Projeto Batuque que é desenvolvido no Colégio Estadual de Cristalândia/TO, considerando as contribuições que essas ações valorativas trazem para as relações etnicorraciais no ambiente escolar e na comunidade em geral.  pt_BR
Tamanho: dc.format.extent793 KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectProfHistoriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectCurrículopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectIdentidadept_BR
Palavras-chave: dc.subjectlei nº 10639/2003pt_BR
Palavras-chave: dc.subjectProjeto Batuquept_BR
Título: dc.titleO currículo de Hhistória e a lei nº 10639-2003- as ações afirmativas do “projeto batuque” do Colégio Estadual de Cristalândia-TOpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Históriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertaçãopt_BR
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