O uso do filme no Ensino e Aprendizagem de História na Educação de Jovens e Adultos - EJA em Araguaína-TO

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Tocantinspt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorBringel, Eliane-
Data de aceite: dc.date.accessioned2017-04-10T13:06:38Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2017-04-10T13:06:38Z-
Data de envio: dc.date.issued2016-
identificador: dc.identifier.otherO uso do filme no Ensino e Aprendizagem de História na Educação de Jovens e Adultos - EJA em Araguaína-TOpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/173168-
Resumo: dc.description.abstractA dissertação tem como objeto de estudo o uso do filme como recurso didático-pedagógico no processo ensino-aprendizagem de História. Tomamos como referência para o tratamento do tema nossa experiência com o uso dos filmes ―A História das Coisas” e ―Tempos Modernos‖. Aplicamos a proposta didática ―Mundo do Trabalho‖ sobre o uso desses filmes na Escola Municipal Zeca Barros, em Araguaína-TO, em uma turma de Educação de Jovens e Adultos – EJA. O estudo pretende contribuir com reflexões que possam auxiliar o professor em suas práticas em sala de aula quanto à utilização do filme como recurso didático para a construção do conhecimento histórico. Nossa proposta é apresentar experiências advindas do uso do referido recurso, com o objetivo de divulgar resultados que possam ser ajustados a outros ambientes educativos. O estudo foi conduzido a partir de incursões teóricas de autores que se debruçam sobre a temática do ensino de História no Brasil, como Abud (1998, 2009), Bittencourt (2011), em especial autores que se dedicam a relacionar o cinema e o ensino de História, como Fonseca (2009), Saliba (1993) e aqueles que se ocupam em desvelar os pressupostos da didática da disciplina de História como Rüsen (2011). A proposta didática referida foi ancorada nos pressupostos da Aula oficina (BARCA, 2004). Como estratégia metodológica, utilizamos os princípios da pesquisa-ação, cuja abordagem é de natureza qualitativa. Para a geração de dados, recorremos à aplicação de questionários. Sob uso desse aporte teórico e metodológico, os dados apontam para o fato de que o processo ensino-aprendizagem de História pode ocorrer a partir de diálogos teóricos que remetem para discussões acerca do uso de imagens, o que permite abordagens historiográficas que possam nortear a prática docente.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1287 KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectProfHistoriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectRecurso didático-pedagógicopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectFilmept_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação de Jovens e Adultospt_BR
Título: dc.titleO uso do filme no Ensino e Aprendizagem de História na Educação de Jovens e Adultos - EJA em Araguaína-TOpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Históriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertaçãopt_BR
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