Aula Invertida para Biologia

Bem vindos e bem vindas!

Neste espaço eu compartilho um pouco da minha experiência durante a pesquisa para o mestrado do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (ENCIMA) da Universidade Federal do Ceará (UFC), sob a orientação do Prof.Dr. Raphael Feitosa. A pesquisa constou de um estudo de caso sobre o uso da Sala de Aula Invertida (SAI) para o ensino de Biologia, realizada na Escola Estadual de Educação Profissional (EEEP) Joaquim Moreira de Sousa, durante o ano de 2018, em Fortaleza (CE). Ao longo do ano letivo, aplicamos a técnica da SAI com cinco turmas de 2º ano de Ensino Médio (EM) e a cada bimestre, avaliamos, principalmente junto aos alunos e alunas, a partir de rodas de conversa e da análise das avaliações somativas e formativas, o efeito que a SAI teve sobre o desempenho dos estudantes.

O objetivo deste site, como produto educacional, é fornecer material para colegas profissionais da educação, bem como para estudantes dos cursos de licenciatura, que queiram aplicar a aula invertida como alternativa de metodologia ativa nas suas turmas. Aqui temos material de referencial teórico sobre Ensino Híbrido e SAI, planos de algumas das aulas aplicadas por mim, fotos etc.

Espero te inspirar a buscar o empoderamento dos teus estudantes para desenvolver neles o máximo potencial de aprendizagem. Fique à vontade para explorar e trocar ideias. Vamos aprender juntos?


Joquebede Cacau - Professora de Biologia

P.S.: Dedico este site a todos os meus alunos e alunas do 3º ano do Ensino Médio da EEEP Joaquim Moreira de Sousa, turmas de 2019. Isso tudo existiu porque fizemos juntos. Foi com vocês e para vocês!

Universidade Federal do Ceará

Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática