O ciclo de vida profissional da professora alfabetizadora da rede pública de ensino do Distrito Federal

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSilva, Kátia Augusta Curado Pinheiro Cordeiro da-
Autor(es): dc.creatorPereira, Viviane Carrijo Volnei-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-22T13:15:53Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-22T13:15:53Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-10-11-
Data de envio: dc.date.issued2022-10-11-
Data de envio: dc.date.issued2022-09-13-
Data de envio: dc.date.issued2022-07-27-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://repositorio.unb.br/handle/10482/45022-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/821615-
Descrição: dc.descriptionTese (doutorado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2022.-
Descrição: dc.descriptionA presente pesquisa está vinculada à Linha de Pesquisa Profissão Docente, Currículo e Avaliação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília (FE/UnB) e articulada à produção do Grupo de Estudo e Pesquisa sobre Formação e Atuação de Professores/Pedagogos (GEPFAPe). Numa perspectiva ontológica, trabalho e educação estão correlacionados: o trabalho – uma relação social que define o modo de existência de homens e mulheres, seja nas dimensões objetivas, subjetivas, sociais, políticas, culturais, artísticas e produtivas; e a educação – fenômeno histórico e social pelo qual os sujeitos produzem e adquirem a cultura especificamente humana. Desse modo, partindo do problema de pesquisa - Quais vivências constituem o ciclo de vida profissional da professora alfabetizadora da rede pública de ensino do Distrito Federal? - objetivamos compreender o ciclo de vida profissional da professora alfabetizadora da rede pública de ensino do Distrito Federal. Buscando alcançar o objetivo principal da pesquisa, desdobramos nosso estudo em objetivos específicos, sendo: 1) Categorizar os estudos sobre o ciclo de vida profissional docente; 2) Caracterizar a especificidade de ser professora alfabetizadora na rede pública de ensino do Distrito Federal; 3) Identificar que elementos e fatores são fundamentais na composição do ciclo de vida profissional da professora alfabetizadora; 4) Analisar as vivências constitutivas do ciclo de vida profissional da professora alfabetizadora da rede pública de ensino do Distrito Federal. Partindo da compressão de que temos múltiplas determinações que emergem do objeto, a presente pesquisa foi realizada em três etapas, sendo a primeira a pesquisa bibliográfica e o Estado do Conhecimento do objeto em estudo que permitiu extrair informações substanciais sobre o ciclo de vida profissional do professor alfabetizador, organizando-as, interpretando-as segundo os objetivos da investigação proposta e categorizando os estudos sobre o ciclo de vida profissional docente por meio de descritores. A segunda etapa foi realizada por meio da análise de questionário aplicado às professoras alfabetizadoras da rede pública de ensino do Distrito Federal, possibilitando a identificação dos elementos e fatores que são fundamentais na composição do ciclo de vida profissional, relacionando posteriormente as vivências constitutivas ao longo do processo de desenvolvimento profissional das docentes. E a terceira etapa foi conduzida pela realização de entrevista-narrativa com as professoras alfabetizadoras, permitindo relacionar os elementos e fatores que são fundamentais na composição do ciclo de vida profissional da professora alfabetizadora da rede pública de ensino do Distrito Federal às vivências singulares retratadas na materialidade das narrativas. Nesse percurso de análise, tomamos o materialismo histórico e dialético como abordagem metodológica, o qual permite compreender o contexto histórico e seus determinantes; concebendo a realidade a partir da apreensão de suas contradições na sua totalidade e analisando, num movimento dialético e histórico, as categorias que possibilitam compreender o ciclo de vida profissional da professora alfabetizadora como um todo dialético em constante movimento: Feminização e Feminilização, Inserção no magistério, Processo de profissionalização, Marcas do ciclo de vida profissional e Vivências singulares do ciclo de vida profissional. Assim, defendemos que o ciclo de vida profissional da professora alfabetizadora da rede pública de ensino do Distrito Federal é constituído por marcas e vivências singulares que são compreendidas na perspectiva da totalidade; apresentando elementos comuns, mas tem uma singularidade histórica aliada ao perfil do sujeito, e especificamente ao encontro dessesujeito com o processo de alfabetização das crianças.-
Descrição: dc.descriptionThis thesis is related to Teaching Profession Research, Curriculum, and Evaluation of the Postgraduate Studies in Education in the Faculty of Education, at the University of Brasília (FE/UnB). The paper was articulated in the production of the Study and Research Group on Training and Performance of Teachers/Pedagogues (GEPFAPe). From an ontological perspective, work and education are correlated: work – a social relationship that defines the way of existence of people, whether in the objective, subjective, social, political, cultural, artistic, and productive dimensions; and education – a historical and social phenomenon through which subjects produce and acquire specifically human culture. Thus, starting from the research problem - What experiences constitute the professional life cycle of the literacy teacher in the public school system in the Federal District? - We aim to understand the professional life cycle of the literacy teacher in the public school system in the Federal District. Seeking to reach the main objective of the research, we unfolded our study with specific objectives, as follows: 1) Categorize the studies on the teaching professional life cycle; 2) Characterize the specificity of being a literacy teacher in the public school system in the Federal District; 3) Identify which elements and factors are fundamental in the composition of the literacy teacher's professional life cycle; 4) To analyze the constitutive experiences of the professional life cycle of the literacy teacher in the public school system in the Federal District. Starting from the understanding that we have multiple determinations that emerge from the object, the present research was conducted in three stages, the first being the bibliographic research and the State of Knowledge of the object under study, which allowed extracting substantial information about the professional life cycle of the literacy teacher, organizing them, interpreting them according to the objectives of the proposed investigation, and categorizing studies on the teaching professional life cycle through descriptors. The second stage was developed through the analysis of a questionnaire applied to literacy teachers from the public school system in the Federal District, enabling the identification of elements and factors that are fundamental in the composition of the professional life cycle, later relating the constitutive experiences throughout the professional development process for teachers. The third stage was conducted by conducting a narrative interview with the literacy teachers, allowing them to relate the elements and factors that are fundamental in the composition of the professional life cycle of the literacy teacher inserted in the public education network of the Federal District to the unique experiences portrayed in the materiality of the narratives. At this stage, we take historical and dialectical materialism as a methodological approach, which allows us to understand the historical context and its determinants; conceiving reality from the apprehension of its contradictions in its totality and analyzing, in a dialectical and historical movement, the categories that make it possible to understand the professional life cycle of the literacy teacher as a dialectical whole in constant movement: Feminization, Insertion in the teaching profession, Professionalization process, Marks of the professional life cycle and Unique experiences of the professional life cycle. Thus, we argue that the professional life cycle of the literacy teacher in the public school system in the Federal District is made up of unique marks and experiences that are understood from the perspective of totality; presenting common elements, but it has a historical singularity allied to the subject's profile, and specifically to the encounter of this subject with the children's literacy process.-
Descrição: dc.descriptionFaculdade de Educação (FE)-
Descrição: dc.descriptionPrograma de Pós-Graduação em Educação-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.-
Palavras-chave: dc.subjectDocência-
Palavras-chave: dc.subjectTrabalho docente-
Palavras-chave: dc.subjectAlfabetização-
Título: dc.titleO ciclo de vida profissional da professora alfabetizadora da rede pública de ensino do Distrito Federal-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

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