Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Lima, Marcelo Feijó Rocha | - |
Autor(es): dc.creator | Cardoso, Lourenço | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-22T12:30:38Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-22T12:30:38Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2010-07-14 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2010-07-14 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2009 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2009 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.unb.br/handle/10482/5252 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/805276 | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, 2009. | - |
Descrição: dc.description | Esta dissertação aborda a leitura e decodificação de imagens fotográficas, que foram produzidas em dois períodos distintos da cidade de Pirenópolis. O primeiro período é representado pelas fotografias produzidas no final do século XIX e início do século XX. O segundo período estudado é representado pelas imagens publicadas no jornal Correio Braziliense, nos primórdios do século XXI. Inicialmente, realizamos um diálogo sobre as características que estão envolvidas no dispositivo fotográfico, para levantarmos os suportes teóricos e conceituais que serão utilizados para a análise destas imagens. Em seguida, problematizamos as características que estão envolvidas na fotografia de imprensa, levantando as particularidades de suas representações. Depois, nos debruçamos sobre a história da cidade de Pirenópolis e, em seguida, realizamos uma análise destas fotografias, amparados no contexto histórico em que foram produzidas. _______________________________________________________________________________ ABSTRACT | - |
Descrição: dc.description | This dissertation is on the reading and deciphering of codes of photographic images, which were produced within two distinct periods in Pirenópolis, which is a city located in the state of Goiás. The first period is represented by photographs which were produced. In the late 19th and the early 20th centuries. The second period is represented by images published in ‘Correio Braziliense’ newspaper at the beginning of 21st century. First, there is a dialogue about the characteristics of the photographic equipment in order to recruit theoretical support and conceptual model to be used to analyse these images. The second stage of the dissertation brings the problems of the characteristics that are involved in press photography, arising the particularities of their representations. Then, there is the immersion in the history of the city of Pirenópolis, followed by the analysis of these photographs, supported by the historical context in which they were produced. | - |
Descrição: dc.description | Faculdade de Comunicação (FAC) | - |
Descrição: dc.description | Programa de Pós-Graduação em Comunicação | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Palavras-chave: dc.subject | Fotografia documentária | - |
Palavras-chave: dc.subject | Fotojornalismo | - |
Título: dc.title | Observando fotografias, enxergando discursos : narrativas fotográficas sobre a cidade de Pirenópolis (início do século XX e primórdios do século XXI) | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: