Precisamos conversar sobre os chamados compostos lácteos

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorGubert, Muriel Bauermann-
Autor(es): dc.contributordryelle.oliveiradl@gmail.com-
Autor(es): dc.creatorLeão, Dryelle Oliveira Dias-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-22T12:08:44Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-22T12:08:44Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-06-20-
Data de envio: dc.date.issued2024-06-20-
Data de envio: dc.date.issued2024-06-20-
Data de envio: dc.date.issued2021-07-30-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/48361-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/797025-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Departamento de Nutrição, Programa de Pós-Graduação em Nutrição Humana, 2021.-
Descrição: dc.descriptionDesde a criação da Norma Brasileira de Comercialização de Alimentos para Lactentes e Crianças de Primeira Infância, Bicos, Chupetas e Mamadeiras (NBCAL), um dos maiores desafios tem sido regulamentar novos produtos. O composto lácteo é um produto comercializado como substituto do leite materno, e por não estar incluído nominalmente na legislação, tem sido responsável pela maioria das infrações à NBCAL. Apesar disso, havia uma lacuna na literatura acerca do produto. Por isso, o artigo 1 foi uma pesquisa qualitativa, de caráter observacional, cujo objetivo foi avaliar design do rótulo e estratégias de publicidade desses produtos nas mídias sociais e digitais. Dessa forma, verificou-se a existência de 13 compostos lácteos no mercado nacional, que promoviam a promoção cruzada com leites e fórmulas infantis devido à semelhança do rótulo e eram comercializados em conjunto com brindes e descontos em compras múltiplas ou combos, além de serem intensamente promovidos em mídias sociais. O artigo 2 foi um estudo quali-quantitativo, com avaliação de composição e adequação de rotulagem nutricional e estratégias de marketing em redes sociais e sítios eletrônicos além da análise da promoção comercial e de fatores associados à ocorrência de infrações de compostos lácteos à NBCAL em sete cidades brasileiras, a partir do estudo Multi-Nbcal. Nele, foram avaliados todos os 18 compostos lácteos comercializados no mercado brasileiro, que foram classificados como produtos ultraprocessados segundo a classificação NOVA. 55,6% deles apresentavam promoção cruzada, com destaque para a semelhança entre os compostos lácteos e fórmulas infantis da mesma marca. Além disso, verificou-se o destaque às alegações nutricionais como o conteúdo de ferro e cálcio para evitar anemia e manter saúde óssea, respectivamente (88,9%); a presença de fibras para o funcionamento intestinal (50%) e a presença de DHA e ômega 3 para desenvolvimento cognitivo (50%). No estudo Multi-Nbcal, dos 1474 estabelecimentos avaliados, 496 (33,6%) apresentaram infrações relativas a compostos lácteos, principalmente de desconto no preço e exposição especial. Também estiveram associados ao maior numero de infrações o estabelecimento ser farmácia (OR:3,02 – IC: 2,12 – 4,31); pertencer a rede (OR:6,10 – IC: 3,55 – 1-,48); receber visita de representantes comerciais (OR:2,66 – IC: 1,85 – 3,83); receber treinamento de NBCAL pela indústria alimentícia (OR: 11,72 – IC: 2,83 – 48,39); e ter a arrumação de produtos definida pela matriz (OR:3,06 – IC: 2,20 – 4,27). É necessária a inclusão explícita do produto na regulamentação da Lei 11265/06, além da fiscalização efetiva de suas vendas e do marketing audiovisual e digital.-
Descrição: dc.descriptionConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).-
Descrição: dc.descriptionFaculdade de Ciências da Saúde (FS)-
Descrição: dc.descriptionDepartamento de Nutrição (FS NUT)-
Descrição: dc.descriptionPrograma de Pós-Graduação em Nutrição Humana-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Palavras-chave: dc.subjectCompostos lácteos-
Palavras-chave: dc.subjectComposição nutricional-
Palavras-chave: dc.subjectPromoção cruzada-
Título: dc.titlePrecisamos conversar sobre os chamados compostos lácteos-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

Não existem arquivos associados a este item.