Avaliação do desempenho térmico de ambiente escolar padronizado, em contexto climático brasileiro, por meio de simulação termoenergética

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorInstituto Federal da Bahia-
Autor(es): dc.contributorUniversidade de Brasília-
Autor(es): dc.contributorUniversidade de Brasília-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal de Alagoas-
Autor(es): dc.creatorLopes, Adriano Felipe Oliveira-
Autor(es): dc.creatorSilva, Caio Frederico e-
Autor(es): dc.creatorAmorim, Cláudia Naves David-
Autor(es): dc.creatorBatista, Juliana Oliveira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-22T11:42:46Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-22T11:42:46Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-05-29-
Data de envio: dc.date.issued2024-05-29-
Data de envio: dc.date.issued2023-12-18-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/48143-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://doi.org/10.20396/parc.v14i00.8670652-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://orcid.org/0000-0002-0342-1527-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://orcid.org/0000-0001-8910-1841-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://orcid.org/0000-0001-6769-1983-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://orcid.org/0000-0003-0397-1614-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/786945-
Descrição: dc.descriptionEsse artigo propõe avaliar, por meio de simulação termoenergética, o desempenho térmico por meio do índice de conforto térmico adaptativo do projeto padrão de escola desenvolvido pelo Fundação Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) em busca de melhor adequá-lo a diferentes contextos climáticos brasileiros. O método empregado é divido em três etapas e consiste no desenvolvimento de modelo termoenergético, diagnóstico do percentual de horas ocupadas em conforto (POC) e análise estatística para verificação da sensibilidade de variáveis de projeto sobre o POC em climas distintos. Para o desenvolvimento do modelo utilizou-se o software Designbuilder (versão 6.1.3), interface gráfica do algoritmo de cálculo Energyplus (versão 8.9.0), considerando sua implantação em seis cidades: Brasília (DF), Curitiba (PR), Cuiabá (MT), Natal (RN), Porto Alegre (RS) e Rio de Janeiro (RJ). Adotou-se a variável temperatura neutra (Tn), em conformidade com as normas ASHRAE 55 e NBR 16401, para delimitação do intervalo de conforto para o cálculo do POC. Por último, verificou-se a influência de nove diferentes variáveis de projeto a partir da análise dos coeficientes de regressão padronizado (SRC), determinação (R²) e probabilidade (p-value). Os resultados indicaram limitações à utilização do mesmo projeto padrão sobretudo para os climas de Cuiabá e Natal, onde o POC apresentou valores inferiores a 30%. Além disso, foi possível observar que as variáveis de maior influência estão associadas à ocupação e transmitância de paredes e coberturas tornando possível identificar padrões de uso e recomendar soluções para as envoltórias mais adequadas a cada contexto climático por meio de diagrama sintético.-
Descrição: dc.descriptionThis paper aims to evaluate the adaptive thermal comfort of a standard school building developed by the National Foundation of Education Development (FNDE) to improve its performance in distinct weather contexts in Brazil, using building performance simulation (BPS). The adopted method is divided into three stages: the development of the BPS model, comfort diagnosis based on the occupied comfort hours ratio (POC) and sensitivity analysis of design variables on the POC in different climates. The modeling stage was developed using the software Designbuilder (v. 6.1.3), the graphical interface of Energyplus (v. 8.3), considering its implementation in the following cities: Brasília (DF), Curitiba (PR), Cuiabá (MT), Natal (RN), Porto Alegre (RS) and Rio de Janeiro (RJ). The comfort zone for evaluating the POC was defined using the neutral temperature index (Tn) by ASHRAE 55 and NBR 16401 standards. Finally, it was verified the influence of nine different design variables through the analysis of the resulting standardized regression coefficients (SRC), determination coefficient (R²) and probability (p-value). The results addressed limitations to using the standard project once; for the climates and Natal, the POC presented values lower than 30%. In addition, it was possible to observe that the parameters of most significant influence are associated with the user occupation and U-values of walls and roofs, making it possible to identify patterns of use and building envelope more appropriate to each climatic context through a synthetic diagram.-
Descrição: dc.descriptionFaculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU)-
Descrição: dc.descriptionDepartamento de Tecnologia em Arquitetura e Urbanismo (FAU TEC)-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Estadual de Campinas-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rights(CC BY)-
Palavras-chave: dc.subjectSimulação termoenergética-
Palavras-chave: dc.subjectEscolas-
Palavras-chave: dc.subjectArquitetura-
Palavras-chave: dc.subjectDesempenho térmico-
Título: dc.titleAvaliação do desempenho térmico de ambiente escolar padronizado, em contexto climático brasileiro, por meio de simulação termoenergética-
Título: dc.titleThermal performance evaluation of a standardized school building, in a brazilian climate context, using building performance simulation-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

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