Atitude de segurança e riscos de acidentes de trabalho em um hospital de ensino

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorPinho, Diana Lúcia Moura-
Autor(es): dc.contributorrenatavalero@hotmail.com-
Autor(es): dc.creatorFranco, Renata Valero Barbosa-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-08-15T13:41:42Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-08-15T13:41:42Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-06-01-
Data de envio: dc.date.issued2022-06-01-
Data de envio: dc.date.issued2022-06-01-
Data de envio: dc.date.issued2022-03-22-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://repositorio.unb.br/handle/10482/43866-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/714203-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, 2022.-
Descrição: dc.descriptionIntrodução: a natureza do trabalho em saúde possui características de uma atividade complexa, desenvolvida com base em forte pressão temporal e emocional em um ambiente permeado por fatores de risco de acidente. Durante muitos anos o erro humano foi visto como a situação causadora desses acidentes, contudo, sabe-se que os agravos devem ser analisados em diferentes dimensões. Nesse contexto, para se compreenderem esses riscos, é necessário realizar uma avaliação das atitudes de segurança e as percepções dos profissionais sobre os riscos de acidente utilizando uma perspectiva mais abrangente sob o fenômeno. Objetivo: analisar a atitude de segurança e a percepção dos riscos dos profissionais de saúde frente aos riscos de acidente de trabalho em um hospital de ensino. Métodos: estudo do tipo método misto sequencial explanatório, realizado em duas fases. As unidades de coleta foram a Maternidade e Clínica Médica, definidas com base na análise documental dos registros dos comunicados de acidentes de trabalho. Os critérios de inclusão do estudo 1: profissionais da saúde das unidades; acima de 18 anos; atuantes na assistência e assentiram em participar da pesquisa. Os de exclusão do estudo 1: profissionais de licença, férias, afastados ou não, compareceram ao trabalho no período da coleta. Os critérios de inclusão do estudo 2: profissionais que aceitaram participar e tivessem preenchido os questionários do estudo 1 e os de exclusão: os profissionais de licença, férias, afastados e que não aceitaram participar do primeiro estudo. A coleta de dados ocorreu no ano de 2020, durante a pandemia da Covi-19. Os instrumentos utilizados na primeira fase do estudo foram o questionário sociodemográfico e o SAQ-Short form. Para a análise, utilizou-se a análise da estatística descritiva em termo de frequência simples e a fórmula do instrumento SAQ. No segundo estudo, utilizou-se um roteiro de entrevista semiestruturada, que foi analisada pelo método de análise de conteúdo. A pesquisa foi realizada após a aprovação pelo Comitê de Ética sob o parecer CAAE n.º 27774820.3.0000.0030. Resultados: participaram do primeiro estudo 211 profissionais. O escore geral da atitude de segurança variou entre 48,4 a 75,8, sendo o domínio satisfação no trabalho (75,8) e percepção de estresse (75,4) os únicos escores positivos, demonstrando atitudes negativas de segurança. O escore mais baixo foi o domínio Percepção da gerência do hospital e da unidade (48,4/49,4). Foram entrevistados treze profissionais. A partir da análise dos incidentes clínicos, proposto por Vincent et al., (1998), criaram-se 3 categorias e suas subcategorias. Os profissionais reconhecem os riscos para a ocorrência de acidentes de trabalho e possuem soluções para gerenciar. No entanto, há uma cultura e um clima de segurança que demonstra fragilidades na instituição, causando atitudes inseguras. Conclusão: a atitude de segurança nas duas unidades está baixa, demonstrando grandes fragilidades. Contudo, os profissionais reconhecem os riscos, possuem o conhecimento sobre o acidente de trabalho e sobre ações de gerenciamento que poderiam minimizá-los.-
Descrição: dc.descriptionIntroduction: the nature of health work has characteristics of a complex activity, developed based on strong temporal and emotional pressure in an environment permeated by accident risk factors. For many years, human error was seen as the situation that caused these accidents, however, it is known that injuries must be analyzed in different dimensions. In this context, in order to understand these risks, it is necessary to carry out an assessment of safety attitudes and the perceptions of professionals about accident risks using a broader perspective on the phenomenon. Objective: to analyze the security attitude and perception of risk of health professionals regarding the risks of accidents at work in a teaching hospital. Methods: study of the explanatory sequential mixed method type, carried out in two phases. The collection units were the Maternity and Medical Clinic, defined based on the documental analysis of the records of reports of work accidents. Inclusion criteria for study 1: health professionals at the units; over 18 years old; active in the assistance and agreed to participate in the research. Those excluded from study 1: professionals on leave, on vacation, on leave or not, attended work during the collection period. Inclusion criteria for study 2: professionals who agreed to participate and had completed the questionnaires in study 1 and exclusion criteria: professionals on leave, vacation, on leave and who did not accept to participate in the first study. Data collection took place in 2020, during the Covi-19 pandemic. The instruments used in the first phase of the study were the sociodemographic questionnaire and the SAQ-Short form. For the analysis, we used the analysis of descriptive statistics in terms of simple frequency and the formula of the SAQ instrument. In the second study, a semi-structured interview script was used, which was analyzed using the content analysis method. The research was carried out after approval by the Ethics Committee under CAAE opinion No. 27774820.3.0000.0030. Results: 211 professionals participated in the first study. The overall safety attitude score ranged from 48.4 to 75.8, with the domain job satisfaction (75.8) and perceived stress (75.4) being the only positive scores, demonstrating negative safety attitudes. The lowest score was the domain Perception of hospital and unit management (48.4/49.4). Thirteen professionals were interviewed. From the analysis of clinical incidents, proposed by Vincent et al. (1998), 3 categories and their subcategories were created. Professionals recognize the risks for the occurrence of work accidents and have solutions to manage. However, there is a culture and a climate of safety that demonstrate weaknesses in the institution, causing insecure attitudes Conclusion: the safety attitude in both units is low, showing major weaknesses. However, professionals recognize the risks, have knowledge about the accident at work and about management actions that could minimize them.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.-
Palavras-chave: dc.subjectClima de segurança-
Palavras-chave: dc.subjectAcidentes do trabalho-
Palavras-chave: dc.subjectGestão de riscos-
Palavras-chave: dc.subjectTrabalho em saúde-
Palavras-chave: dc.subjectProfissionais de saúde-
Título: dc.titleAtitude de segurança e riscos de acidentes de trabalho em um hospital de ensino-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

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