Estudo técnico de agregado reciclável de resíduo de construção e demolição em pavimentos de médio volume de tráfego

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorRodrigues, Paulo Henrique-
Autor(es): dc.contributorOliveira, Adalberto Luiz Rodrigues de-
Autor(es): dc.contributorOliveira, Tiago Tadeu Amaral de-
Autor(es): dc.contributorRodrigues, Paulo Henrique-
Autor(es): dc.creatorHashimoto, Thiago Kei-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T22:24:31Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T22:24:31Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-08-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-08-
Data de envio: dc.date.issued2018-06-28-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/6405-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/674446-
Descrição: dc.descriptionMost part of the destination for civil constructions waste is the landfills. These materials are generated in large volume and end up causing environmental problems. The present research had its study on graduated use of Construction and Demolition Waste in sub-base and base layers of medium traffic volume pavement, as a way to minimize these problems. With the accomplishment of compaction and CBR test executed in laboratory from Federal Technology University of Paraná Campus Campo Mourão, it was verified a lesser optimum humidity and a bigger maximum specific apparent dry weight as the application of the residue in the mixture increased. It was also found that the CBR index reached 29,49% with the recycled aggregate content of 50%. The results obtained in this work prove the technical viability of the construction and demolition residue use in the base and sub-base layer in a medium traffic volume pavement.-
Descrição: dc.descriptionA maior parte da destinação dos resíduos da construção civil são aterros sanitários. Estes últimos são gerados em grande volume e acabam causando problemas ao meio ambiente. A presente pesquisa teve seu estudo na utilização graduada dos resíduos de Construção e Demolição em camadas de sub-base e base de pavimentos de médio volume de tráfego, como forma de minimizar tais problemas. Com a realização de ensaios de compactação e CBR no laboratório da Universidade Tecnológica Federal do Paraná Campus Campo Mourão, verificou-se menor umidade ótima e maior peso específico aparente seco máximo conforme o aumento de aplicação do resíduo na mistura. Verificou-se também que o índice CBR atingiu 29,49% com o teor de agregado reciclado de 50%. Os resultados obtidos no trabalho comprovaram a viabilidade técnica do uso de resíduo de construção e demolição na camada de base ou sub base de um pavimento de médio volume de tráfego.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherCampo Mourao-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherDepartamento Acadêmico de Construção Civil-
Publicador: dc.publisherEngenharia Civil-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectAgregados (Materias de construção)-
Palavras-chave: dc.subjectResíduos como material de construção-
Palavras-chave: dc.subjectConstrução civil-
Palavras-chave: dc.subjectAggregates (Building materials)-
Palavras-chave: dc.subjectWaste products as building materials-
Palavras-chave: dc.subjectBuilding-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL::INFRA-ESTRUTURA DE TRANSPORTES::RODOVIAS PROJETO E CONSTRUCAO-
Título: dc.titleEstudo técnico de agregado reciclável de resíduo de construção e demolição em pavimentos de médio volume de tráfego-
Título: dc.titleTechnical study of recycled aggregate from construction and demolition waste in pavement of medium traffic volume-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

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