Tecnologias da informação e comunicação como um meio para a transição da escola tradicional para a nova escola: algumas reflexões

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorTrevisan, André Luis-
Autor(es): dc.contributorTrevisan, André Luis-
Autor(es): dc.contributorBarbosa, Wierly de Lima-
Autor(es): dc.contributorMendes, Marcele Tavares-
Autor(es): dc.creatorBueno, Eduardo Fernandes-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T22:21:31Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T22:21:31Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-23-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-23-
Data de envio: dc.date.issued2016-10-15-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20311-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/673370-
Descrição: dc.descriptionThe aim of this work is to discuss some points on Basic Education, especially teaching methods and teaching and learning in High School, as well as Assessment practices and Basic Education Systems Reviews (SAEB), of Paraná Education (SAEP), National High School Exam (NHSE) and of the State University of Londrina Vestibular (UEL). To relate basic education and teaching and learning practices to Information and Communication Technologies (ICTs). Make brief analysis on generational changes (baby boomer, X, Y and Z) and the social and technological changes in this XXI century. To reflect and discuss whether there is an approach or distancing of pedagogical practices and ICT in school settings. Some reflections on the “traditional teaching and learning” school practices and the “new” behaviors of students connected in ICT: reflections on traditional school and “new school”.-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho tem o intuito de discutir alguns pontos sobre Educação Básica, especialmente práticas pedagógicas e de ensino e de aprendizagem no Ensino Médio, bem como práticas de Avaliação Educacional e Sistemas de Avaliações da Educação Básica (SAEB), da Educação do Paraná (SAEP), Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e do Vestibular da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Relacionar a Educação Básica e os processos de ensino e de aprendizagem às Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC). Fazer breves análises sobre as mudanças geracionais (baby boomer, X, Y e Z) e as mudanças sociais e tecnológicas neste século XXI. Refletir e problematizar se há aproximação ou distanciamento das práticas pedagógicas e as TIC em ambientes escolares. Algumas reflexões sobre as práticas escolares “tradicionais de ensino e de aprendizagem” e os “novos” comportamentos dos alunos conectados nas TIC: reflexões sobre a escola tradicional e a “nova escola”.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherLondrina-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherEnsino e Tecnologia-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectTecnologia da informação-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino-
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem-
Palavras-chave: dc.subjectAvaliação educacional-
Palavras-chave: dc.subjectInformation technology-
Palavras-chave: dc.subjectTeaching-
Palavras-chave: dc.subjectLearning-
Palavras-chave: dc.subjectEducation - Evaluation-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL-
Título: dc.titleTecnologias da informação e comunicação como um meio para a transição da escola tradicional para a nova escola: algumas reflexões-
Título: dc.titleInformation and comunication technologies as a way for the traditional school transition to the new school: some reflections-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.