O lúdico na construção do processo de aprendizagem na educação infantil

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorHlenka, Vanessa-
Autor(es): dc.contributorHlenka, Vanessa-
Autor(es): dc.contributorSandmann, André-
Autor(es): dc.contributorFujiki, Yuka Kamila de Oliveira-
Autor(es): dc.creatorSilva, Lucimara Santos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T22:20:26Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T22:20:26Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-23-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-23-
Data de envio: dc.date.issued2018-06-09-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21164-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/672983-
Descrição: dc.descriptionThrough this work of completion of the Postgraduate Course in Teaching Methods and Techniques will be shown the importance of games and games in the process of teaching children’s learning in the school environment as an important teaching method for the development of the student, as also of their socialization through games, play, interaction and play together. With the main theme “The playful in the construction of the learning process in the infantile education” in the construction of the process of teaching and learning in the education, being used the street plays that are not used more by the children. The rescue of these games, bringing them to the educational environment is of paramount importance for the mental and motor development of the children, making of this context an essential factor to be worked in the schools by pedagogues, teachers, community and family. Therefore, it highlights games and street plays in early childhood education and the interdisciplinary organization of the teaching and learning procedure. In addition, street games will be addressed in the school environment to facilitate a greater learning of children. The importance of games and games and the historical trajectory of early childhood education in our country will be addressed, as will the importance of using playfulness for the development of learning and the discovery of new knowledge. For this, we need to consider the opinions of several authors, such as Friller, Lúcia Helena Alvarez Leite, Márcia Ambrósio Rodrigues Resende and many others who directly or directly mention in their books the importance of games and games in children’s daily lives.-
Descrição: dc.descriptionPor meio deste trabalho de conclusão do curso de Pós-Graduação em Métodos e Técnicas de Ensino será mostrada a importância dos jogos e das brincadeiras no processo de ensino aprendizagem das crianças no ambiente escolar como um método de ensino importante para o desenvolvimento do aluno, como também de sua socialização através dos jogos, das brincadeiras, da interação e do brincar juntos. Tendo como tema principal “O lúdico na construção do processo de aprendizagem na educação infantil” na construção do processo de ensino e aprendizagem na educação, sendo utilizadas as brincadeiras de rua que não são usadas mais pelas crianças. O resgate dessas brincadeiras, trazendo-as para o meio educacional é de suma importância para o desenvolvimento mental e motor das crianças, fazendo deste contexto um fator essencial a ser trabalhado nas escolas por pedagogos, docentes, comunidade e família. Por conseguinte, destaca os jogos e as brincadeiras de rua na educação infantil e na organização interdisciplinar do procedimento de ensino e aprendizagem. Além disso, serão abordadas brincadeiras de rua no ambiente escolar para facilitar em maior esfera a aprendizagem das crianças. Será abordada a importância dos jogos e das brincadeiras e a trajetória histórica da educação infantil no nosso país, assim como a importância de utilizar a ludicidade para o desenvolvimento da aprendizagem e descoberta de novos conhecimentos. Para isto, precisamos considerar a opinião de diversos autores, como Friller, Lúcia Helena Alvarez Leite, Márcia Ambrósio Rodrigues Resende e muitos outros que de forma direta ou direta citam em seus livros a importância dos jogos e das brincadeiras no cotidiano das crianças.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherMedianeira-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherEducação: Métodos e Técnicas de Ensino-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem perceptiva-
Palavras-chave: dc.subjectAtividades criativas na sala de aula-
Palavras-chave: dc.subjectAnálise de interação na educação-
Palavras-chave: dc.subjectPerceptual learning-
Palavras-chave: dc.subjectCreative activities and seat work-
Palavras-chave: dc.subjectInteraction analysis in education-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO-
Título: dc.titleO lúdico na construção do processo de aprendizagem na educação infantil-
Título: dc.titleThe lúdico in the construction of the learning process in child education-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.