Contextualização do ensino de química: motivando alunos de ensino médio

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorArioli, Rafael-
Autor(es): dc.creatorNegrão, Denise de Cassia-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T22:20:01Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T22:20:01Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-23-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-23-
Data de envio: dc.date.issued2011-07-02-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21920-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/672830-
Descrição: dc.descriptionThe modern world we live in is of utmost importance that the young student has motivation in developing activities with the discipline of chemistry, where it recognizes the value of science in pursuit of knowledge of objective reality and enter into everyday life. To achieve this goal we seek to work contexts that have meaning for students and can lead to learning in an active process. Thus this work aims to contextualize and embed the interdisciplinary nature of chemistry classes, with the larger goal of motivating students and train new people more aware. In this approach, we tried to find alternatives to restore the knowledge of chemistry teaching, using simple features and low cost, through classes and recreational activities undertaken in the private school Betta Foz do Iguaçu, PR. The methodology used was the exploratory research of qualitative approach, which seeks to knowledge together with the authors on the subject above and through the descriptive / qualitative guidance in an interview to the target audience and by analysis of the questionnaires, it might have an idea the desires and needs of the content of chemistry, and from then plan the activities, striving to meet the expectations of the class. Initially, student participation was very effective and has made them realize that science is part of their lives.-
Descrição: dc.descriptionNo mundo moderno é de suma importância que o jovem estudante tenha motivação em desenvolver atividades com a disciplina de química, onde o mesmo reconheça o valor da ciência na busca do conhecimento da realidade objetiva e a insira no cotidiano. Para alcançar esta meta busca-se trabalhar contextos que tenham significado para o aluno e possam leva a aprender, num processo ativo. Dessa forma este trabalho visa contextualizar e inserir a interdisciplinaridade nas aulas de química, com objetivo maior de motivar os alunos e formar novos cidadãos mais conscientes. Neste enfoque, procurou-se buscar alternativas que restaurem o conhecimento do ensino de química, utilizando recursos simples e de baixo custo, através de aulas práticas e atividades lúdicas realizadas na escola particular Betta Foz do Iguaçu, PR. A metodologia usada foi a pesquisa exploratória de abordagem qualitativa e quantitativa, onde buscou-se conhecimento junto aos autores sobre o tema exposto e através da pesquisa descritiva com direcionamento em entrevista ao público alvo. Mediante a análise dos questionários, pôde-se ter uma idéia dos anseios e das carências de conteúdos de química, e a partir daí planejar as atividades, procurando atender as expectativas da turma. Desta forma puderam-se obter informações dos professores sobre os anseios e carências do ensino.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherMedianeira-
Palavras-chave: dc.subjectMotivação na educação-
Palavras-chave: dc.subjectAbordagem interdisciplinar do conhecimento na educação-
Palavras-chave: dc.subjectConhecimento e aprendizagem-
Palavras-chave: dc.subjectMotivation in education-
Palavras-chave: dc.subjectInterdisciplinary approach in education-
Palavras-chave: dc.subjectKnowledge and learning-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Ciências-
Título: dc.titleContextualização do ensino de química: motivando alunos de ensino médio-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.