Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Nunes, Rodrigo Ruschel | - |
Autor(es): dc.creator | Faedo, Zenaide Geraldi de Almeida | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-21T22:13:33Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-21T22:13:33Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2014-03-15 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21813 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/670462 | - |
Descrição: dc.description | That research was - themed mathematical modeling in the teaching and learning process and to encourage mathematical knowledge from real situations. The main objective of the research is to make the intervention of the concept of fraction by income students intended beneficiaries of the Bolsa Família Program. The methodology adopted is in a search field consists of some steps that guided exchanges valid for student learning experiences. In this context, this research is to support the theme: " Mathematical Modeling : A teaching strategy in learning fraction ". Case Study: Recipients of Bolsa Família Program. The target audience for this research are students of 4th B beneficiaries of the Bolsa Família Program, assisted the Town Alphonsus School Germaine Miller, located in the City of Centenário Quarto, Paraná. The research is based on the concepts of mathematical modeling as a methodological strategy in teaching mathematics, in the advent of family allowance in education and Bolsa Família and its conditionalities . Then presents the pedagogical intervention associated with the topic Bolsa Família .The springboard for mathematical modeling and abstraction of the content fraction, left per capita income equivalent to R$35.00. Meanwhile, the application of mathematical modeling as an alternative, objective methodology to investigate and solve everyday problems, since most students are unaware of the use and applicability in real situations. | - |
Descrição: dc.description | A referida-pesquisa teve como temática a modelagem matemática num processo de ensino aprendizagem, visando favorecer os conhecimentos matemáticos a partir de situações reais. O objetivo principal da pesquisa é fazer a intervenção do conceito de fração, através da renda destinada aos alunos beneficiários do Programa Bolsa Família. A metodologia adotada trata-se de uma pesquisa de campo constituída por algumas etapas que nortearam trocas de experiências válidas para o aprendizado do aluno. Nesse contexto, esta pesquisa tem como apoio o tema: “Modelagem Matemática: Uma estratégia de ensino na aprendizagem de fração”. Estudo de caso: Beneficiários do Programa Bolsa Família. O público alvo dessa pesquisa são alunos do 4º B beneficiários do Programa Bolsa Família, assistidos na escola Municipal Germana Afonso Moleiro, situada no Município de Quarto Centenário, Paraná. A pesquisa é fundamentada nos conceitos da modelagem matemática como estratégia metodológica no ensino da matemática, no advento do Bolsa família na educação e o Programa Bolsa Família e suas condicionalidades. Em seguida apresenta a intervenção pedagógica associada ao tema Bolsa Família. A mola propulsora para a modelação matemática e abstração do conteúdo fração, partiu da renda per capita que equivale a R$35,00. Nesse ínterim, a aplicação da modelagem matemática como metodologia alternativa, objetiva investigar e resolver problemas do cotidiano, visto que a maioria dos alunos desconhece o uso e sua aplicabilidade em situações reais. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Medianeira | - |
Palavras-chave: dc.subject | Modelos matemáticos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estratégias de aprendizagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estudantes - Programas de assistência | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mathematical models | - |
Palavras-chave: dc.subject | Learning strategies | - |
Palavras-chave: dc.subject | Student assistance programs | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Ciências | - |
Título: dc.title | Modelagem matemática: estratégia de ensino na aprendizagem de fração.estudo de caso: beneficiários do programa bolsa família | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: