Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Silva, Luciano Henrique Ferreira da | - |
Autor(es): dc.contributor | Gapski, Maria Leni | - |
Autor(es): dc.contributor | Gapski, Maria Leni | - |
Autor(es): dc.contributor | Guinski, Rodrigo Stromberg | - |
Autor(es): dc.contributor | Silva, Luciano Henrique Ferreira da | - |
Autor(es): dc.contributor | Ferreira, Adriana da Costa | - |
Autor(es): dc.creator | Lira, Naire Cardoso de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-21T22:09:43Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-21T22:09:43Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2015-11-23 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/7726 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/669037 | - |
Descrição: dc.description | This essay aims to create a comic material of informative nature, focused at university students who have depression as well as for the people around them. It discusses many depressive disorders, their symptoms and impacts on young students, bringing in a theoretical basis for later studies. It also discusses the comic books as a language, and the efficiency of this approach to convey the right message to the target audience, briefly showing the kinds of publications that are relevant for the essay and the type of publication that was chosen for the publishing of the final product, according to the kind of story to be developed for this piece of work. The essay also contains reviews of comics that have similar themes, showing an existing demand for comics portraying mental health issues, and that this demand is better answered on online media. Then the practical section of the essay is approached, including a series of interviews with college students who have depression; the analysis of this interviews and the use of it for the script and characters’ development; the transformation of the script into graphic material, including the concept art of characters and scenarios. Later on, the comic’s graphic development is exposed, including the steps of sketches, final art, scanning, image treatment, layout and publishing. Each step is thoroughly demonstrated with the aid of a step-by-step registered from the actual final product. Finally, the publishing is studied, thinking about the target audience, the costs and viability of the publishing, the best tools for connection and feedback, the ease for the author at the act of publishing the chapters and the ease for the reader to find the comic and being able to subscribe and receive notifications about new chapters. | - |
Descrição: dc.description | Este trabalho tem por objetivo a criação de uma história em quadrinhos de caráter conscientizador e informativo, voltado para jovens universitários que possuem depressão, bem como para as pessoas que os cercam. O trabalho aborda os transtornos depressivos diversos, seus sintomas e impactos nos jovens estudantes, trazendo uma base teórica no assunto para estudo posterior. Discute também as histórias em quadrinhos como linguagem, e a eficiência da mesma ao repassar a mensagem adequada ao público-alvo, expondo brevemente os tipos de publicações relevantes para o trabalho e qual o tipo de publicação escolhido para a veiculação do produto final, de acordo com o tipo de história a ser desenvolvida para este trabalho. O trabalho também apresenta análises de histórias em quadrinhos com temática semelhante à escolhida, mostrando que já existe uma demanda por histórias em quadrinhos que tratem sobre transtornos mentais, e que essa demanda é melhor atendida em meios online. Em seguida, é explicada a parte prática do trabalho, que inclui uma série de entrevistas com universitários portadores de transtorno depressivo; a análise dessas entrevistas e o uso das respostas para o desenvolvimento do roteiro e dos personagens; a transformação deste roteiro em material gráfico, incluindo o concept art de personagens e cenários. Posteriormente, é mostrado o desenvolvimento gráfico da história em quadrinhos, incluindo as etapas de rascunho, arte final, digitalização, tratamento, diagramação e veiculação. Cada uma dessas etapas é detalhadamente ilustrada com o auxílio de um passo-a-passo registrado do próprio produto final. Por fim, a veiculação é estudada, pensando-se no público alvo, nos custos e na viabilidade da publicação, nas melhores ferramentas de conexão e sistemas de feedback, na facilidade para o autor na hora de se publicar os capítulos e na facilidade para o leitor de encontrar a história em quadrinhos e poder se inscrever para receber notificações de atualizações. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Curitiba | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Bacharelado em Design | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | restrictAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Desenho industrial | - |
Palavras-chave: dc.subject | Histórias em quadrinhos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Depressão mental | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estudantes universitários | - |
Palavras-chave: dc.subject | Design, Industrial | - |
Palavras-chave: dc.subject | Comic books, strips, etc | - |
Palavras-chave: dc.subject | College students | - |
Palavras-chave: dc.subject | College students | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DESENHO INDUSTRIAL | - |
Título: dc.title | Transtorno depressivo entre universitários: elaboração de história em quadrinhos de caráter informativo | - |
Título: dc.title | Depressive disorders among college studens: development of comics with informative nature | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: