Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Catai, Rodrigo Eduardo | - |
Autor(es): dc.contributor | Izzo, Ronaldo Luis dos Santos | - |
Autor(es): dc.contributor | Romano, Cezar Augusto | - |
Autor(es): dc.contributor | Hara, Massayuki Mário | - |
Autor(es): dc.creator | Klismam, Franciosi Pereira | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-21T22:09:01Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-21T22:09:01Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-19 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-19 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-02-25 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/17507 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/668778 | - |
Descrição: dc.description | Vehicle traffic is the main cause of noise in urban environment and brings a series of hazardous effects while deteriorates the acoustic quality of universities. With that in mind, the present work objective was to measure and analyze noise pressure levels generated by vehicles around the Ecoville campus of the Federal Technological University of Paraná (Universidade Tecnológica Federal do Paraná). Noise level measurements were made in 23 points. 19 of them were measured in external locations whilst 4 being measured inside the lot. Traffic around the university was the main source of this noise. Upon using the methodology explained by NBR 10151/00, equivalent continuous sound pressure level (LAeq), maximum level, and minimum level were measured, while also taking into account the number of light and heavy vehicles and motorcycles during 10 minutes per spot. Values were then compared against limits established by the World Health Organization (WHO), Curitiba’s city regulation 10625/02, NBR 10151/00, NR 15 and NR17 from the brazilian Ministry of Labor and Employment (Ministério do Trabalho e Emprego). A noise map was generated with the collected data, exhibiting noise levels to which the university’s buildings are exposed. The noise map was then compared with the one generated by Ansay (2013) for the same year. In conclusion, noise levels surpass the limits established, except the 85 dB (A) limit defined by the NR 15 for an 8-hour work journey, and noise levels do not seem to have increased over time, albeit consistently crossing regulations and recommendations. | - |
Descrição: dc.description | O tráfego de veículos é o principal gerador de ruído no ambiente urbano e pode trazer uma série de efeitos prejudiciais ao deteriorar a qualidade acústica do ambiente universitário. Neste contexto, o objetivo geral definido foi medir e analisar os níveis de pressão sonora produzidos por veículos no entorno da sede Ecoville do Câmpus Curitiba da Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Fez-se medições dos níveis de ruído em 23 pontos. Destes, 19 foram pontos externos e 4 pontos internos ao terreno. O foco foi o ruído produzido pelo tráfego de veículos. Utilizou-se a metodologia descrita pela NBR 10151/00. Foram anotados o Nível Contínuo Equivalente (LAeq), o nível máximo (Lmax) e o nível mínimo (Lmin), bem como o número de veículos leves, pesados e motocicletas durante 10 minutos por ponto. Os valores encontrados foram comparados aos limites estabelecidos pela Organização Mundial da Saúde (OMS), Lei 10625/02 da cidade de Curitiba, NBR 10151/00, NR 15 e NR 17 do Ministério do Trabalho e Emprego. Produziu-se um mapa de ruído com os dados obtidos, o qual exibe níveis de ruído a afetar as fachadas dos edifícios da sede. O mapa de ruído foi comparado ao gerado por Ansay (2013) para o ano de 2013. Ao concluir, há a confirmação de que os níveis encontrados ultrapassam o recomendado pelos limites comparados, com exceção do limite de 85 dB(A) estabelecido pela NR 15 para uma jornada de 8 horas, e que o ruído não parece ter aumentado ao longo do tempo, mas permanece em níveis consistentemente acima do recomendado e permitido. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Curitiba | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Curso de Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Tráfego urbano - Ruído | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ruído - Medição | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ruído - Normas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pressão sonora | - |
Palavras-chave: dc.subject | City traffic - Noise | - |
Palavras-chave: dc.subject | Noise - Measurement | - |
Palavras-chave: dc.subject | Noise - Standards | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sound pressure | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO::GERENCIA DE PRODUCAO::HIGIENE E SEGURANCA DO TRABALHO | - |
Título: dc.title | Avaliação do ruído do tráfego no entorno da sede Ecoville da Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Título: dc.title | Evaluation of traffic noise in the surroundings of câmpus Ecoville of the Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: