Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Pereira Junior, Francisco | - |
Autor(es): dc.contributor | Marquesone, Rosangela de Fátima Pereira | - |
Autor(es): dc.contributor | Pereira Junior, Francisco | - |
Autor(es): dc.contributor | Pozza, Rogério Santos | - |
Autor(es): dc.contributor | Lopes, Fabrício Martins | - |
Autor(es): dc.creator | Silva, Alex Junior Nunes da | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-21T22:07:08Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-21T22:07:08Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-09 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-09 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2015 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/7425 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/668088 | - |
Descrição: dc.description | Electronic devices have become increasingly intelligent. Data from several sources are generated every second and with the growth of digital data worldwide, increasingly have the need to manage them using unconventional solutions, and meet this demand in a financially viable way. Such solutions are known as technologies for Big Data analysis and architectures are created in order to process and manage computationally fast, a wide variety of grouped data in large quantities. Various public and private institutions have used analysis of Big Data as a management strategy. These solutions assist in decision making, when oriented data has shown greater efficiency. However, this data needs to be viewed effectively, and this is a major challenge in analyzing Big Data. Correct data visualization makes these solutions have greater importance in the decision-making process. Higher education institutions (HEIs) have problems in data management that can be solved with the aid of a solution for analyzing Big Data. Thus, this paper aims to solve problems in this context. As a result of this work aims to create a database that will provide information simply and effectively, and they can assist managers of IES to obtain very relevant information and may generate an improvement in the management process. Using the technologies for analyzing Big Data, it was developed in this study a web tool for managers of IES can view information and indicators of the activities of teachers properly. | - |
Descrição: dc.description | Os dispositivos eletrônicos têm se tornado cada vez mais inteligentes. Dados de diversas fontes são gerados a cada segundo, e com o crescimento dos dados digitais em todo o mundo, têm-se cada vez mais a necessidade de gerenciá-los utilizando soluções não-convencionais, e que atendam esta demanda de forma financeiramente viável. Tais soluções são denominadas Tecnologias para Análise de Big Data e são arquiteturas criadas com o objetivo de processar e gerenciar computacionalmente rápida, uma ampla variedade de dados agrupados em grandes quantidades. Diversas instituições públicas e privadas têm utilizado análise de Big Data como estratégia de gestão. Essas soluções auxiliam na tomada de decisões, que quando orientada a dados, tem demonstrada grande eficiência. Todavia, esses dados precisam ser visualizados de forma eficaz, sendo que esse é um grande desafio em análise de Big Data. Uma correta visualização de dados faz com que essas soluções tenham maior importância no processo de tomada de decisões. As instituições de ensino superior (IES) possuem problemas no gerenciamento de dados que podem ser resolvidos com o auxílio de uma solução para análise de Big Data. Dessa forma, esse trabalho tem como objetivo resolver problemas nesse contexto. Com o resultado desse trabalho pretende-se criar um banco de dados que fornecerá informações de forma simples e eficaz e elas poderão auxiliar os gestores das IES a obter informações de grande relevância podendo gerar uma melhoria no processo de gestão. Utilizando as tecnologias para análise de Big Data, foi desenvolvida nesse trabalho uma ferramenta Web para que os gestores das IES possam visualizar informações e indicadores das atividades dos docentes de maneira adequada. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Cornelio Procopio | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Big data | - |
Palavras-chave: dc.subject | Universidades e faculdades – Currículos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Professores universitários | - |
Palavras-chave: dc.subject | Big data | - |
Palavras-chave: dc.subject | Universities and colleges – Curricula | - |
Palavras-chave: dc.subject | College teachers | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::SISTEMAS DE COMPUTACAO | - |
Título: dc.title | Análise de big data para visualização de métricas dos docentes do ensino superior | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: