Levantamento de trabalhos científicos sobre o ensino da astrobiologia no Brasil

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorCedran, Jaime da Costa-
Autor(es): dc.contributorCedran, Jaime da Costa-
Autor(es): dc.contributorNunes, Rodrigo Ruschel-
Autor(es): dc.contributorSousa, Jennifer Caroline de-
Autor(es): dc.creatorPereira, Marilia Gabriela-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T22:06:28Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T22:06:28Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-08-28-
Data de envio: dc.date.issued2021-08-28-
Data de envio: dc.date.issued2020-09-12-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25841-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/667840-
Descrição: dc.descriptionAstrobiology is a science that has been growing and developing in a short period of time, and seeks to answer some questions about the origin and evolution of life inside and outside the planet Earth. Its insertion in the teaching of Brazilian sciences is something that generates many expectations, since this is a science that provokes and arouses the interest not only of students, but also of teachers who wish to know a little more about the subject. To this end, a survey was made and the description of scientific works what is now known as "state of the art", about the teaching of astrobiology in Brazil. In a period of 14 years, 37 publications were found, but there is a large gap between 2007 and 2012, which shows the absence of papers related to this subject. The publications were distributed in nine topics of analysis to facilitate the understanding and proposal of each work. The works bring different teaching proposals for the insertion of Astrobiology in Brazil and they are focused on different levels of teaching. Among the publications, we observe the use of various methodologies and application instruments, such as educational games, classes with films and science fiction books, classes with software, guides and didactic proposals that help the teacher, face-to-face courses and astrobiology EAD and others, all to promote the development of astrobiology teaching in Brazil. Of the publications analyzed, 27% are focused on higher education and continuing teacher education, while 32% of the publications are focused on the insertion of Astrobiology in high school, these studies still bring different teaching proposals. 49% of the studies address astrobiology and its interdisciplinarity, while the rest are related to Astrobiology with other disciplines. USP and UFRJ are the educational institutions with the largest number of publications on the subject. The Southeast region concentrates 51% of the publications on the teaching of astrobiology in Brazil.-
Descrição: dc.descriptionA astrobiologia é uma ciência que vem crescendo e se desenvolvendo em curto espaço de tempo, e busca responder algumas questões sobre a origem e a evolução da vida dentro e fora do planeta terra. A sua inserção no ensino de ciências brasileiro é algo que gera muitas expectativas, uma vez que, esta é uma ciência que provoca e desperta o interesse não só de alunos, mas também de professores que desejam conhecer um pouco mais sobre o assunto. Para tanto fez-se um levantamento e a descrição de trabalhos científicos o que hoje é conhecido como “estado da Arte”, sobre o ensino da Astrobiologia no Brasil. Num período de 14 anos foram encontradas 37 publicações, mas existe uma grande lacuna entre os anos de 2007 e 2012, que mostra a ausência de trabalhos relacionados a este assunto. As publicações foram distribuídas em nove tópicos de análises para facilitar o entendimento e a proposta de cada trabalho. Os trabalhos trazem diferentes propostas de ensino para a inserção da Astrobiologia no Brasil e elas são voltadas para diferentes níveis de ensinos. Dentre as publicações, observa-se o uso de várias metodologias e instrumentos de aplicações, tais como jogos didáticos, aulas com filmes e livros de ficção científica, aulas com software, guias e propostas didáticas que auxiliam o professor, cursos presenciais e EaD de astrobiologia e outros, tudo isso para promover o desenvolvimento do ensino da Astrobiologia no Brasil. Das publicações analisadas tem-se que 27% são voltadas para ensino superior e a formação continuada de professores, enquanto 32% das publicações são voltadas para a inserção da Astrobiologia no ensino médio, esses trabalhos ainda trazem diferentes propostas de ensino. 49% dos trabalhos abordam a Astrobiologia e sua interdisciplinaridade, enquanto o restante faz relação da Astrobiologia com outras disciplinas. A USP e a UFRJ são as instituições de ensino com o maior número de publicações sobre o tema. A região Sudeste concentra 51% das publicações sobre o ensino da astrobiologia no Brasil.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherMedianeira-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherEnsino de Ciências-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectExobiologia-
Palavras-chave: dc.subjectAbordagem interdisciplinar do conhecimento na educação-
Palavras-chave: dc.subjectCiência - Estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectExobiology-
Palavras-chave: dc.subjectInterdisciplinary approach in education-
Palavras-chave: dc.subjectScience - Study and teaching-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA-
Título: dc.titleLevantamento de trabalhos científicos sobre o ensino da astrobiologia no Brasil-
Título: dc.titleSurvey of scientific papers on the teaching of astrobiology in Brazil-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

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