Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Costa Junior, Ismael Laurindo | - |
Autor(es): dc.contributor | Costa Junior, Ismael Laurindo | - |
Autor(es): dc.contributor | Costa Junior, Ismael Laurindo | - |
Autor(es): dc.contributor | Costa Junior, Ismael Laurindo | - |
Autor(es): dc.creator | André, Jane Sampaio | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-21T22:02:05Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-21T22:02:05Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2015-12-12 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/22130 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/666335 | - |
Descrição: dc.description | This work was to issue a study on the teaching of science in the early years of elementary school. To that end, we first made a survey of the teacher's role and the challenges of science in the early years of elementary school, then a brief study of the sciences in history, followed by teaching in science classes where they looked-for recommended changes and sequence was observed as the work can be done by questioning in which was initiated a look at what they think the school teachers who composed this research. The studies follow with the approach of the legal framework to check notes on science. A field survey was carried out qualitative and quantitative nature, a school, organized in open and closed questions and applied through a questionnaire, subsequently analyzed using the content analysis technique. It was concluded that .Some teachers choose to dissociate practical classes of content, aside specific times for them, another part classes as the content that is developed at that time. Also has teachers who do not conduct practical classes for lack of material. The legal frameworks we reviewed offer considerable subsidies so that these teachers have a backup, that is, a tool that guides his steps in the teaching-learning process. Research has shown that most teachers believe that the practical lessons are important and enhance the teaching-learning process. | - |
Descrição: dc.description | Este trabalho teve como temática um estudo sobre o ensino de ciências nos anos iniciais do ensino fundamental. Para tanto, primeiramente foi feito um levantamento do papel do professor e os desafios atuais das ciências nos anos iniciais do ensino fundamental, em seguida, um breve estudo sobre as ciências na história, seguido do ensino nas aulas de ciências onde atentou-se para as mudanças recomendadas e na sequencia observou-se como o trabalho pode ser realizado através da problematização no qual pôde ser lançado um olhar sobre o que pensam as professoras da escola que compôs essa pesquisa. Os estudos seguem com a aproximação dos marcos legais para verificar apontamentos sobre a ciência. Foi realizada uma pesquisa de campo, de cunho qualitativo e quantitativo, numa escola, organizada em questões abertas e fechadas e aplicadas por meio de questionário, sendo posteriormente analisadas com utilização da técnica de análise de conteúdo. Concluiu-se que algumas professoras optam por dissociar aulas práticas de conteúdos, reservando momentos específicos para elas, outra insere as aulas conforme o conteúdo que é desenvolvido naquele momento. Também tem professoras que não realizam aulas práticas por falta de material. Os marcos legais que analisamos oferecem subsídios consideráveis, para que essas professoras tenham um apoio, ou seja, uma ferramenta que norteie os seus passos no processo de ensino-aprendizagem. A pesquisa nos mostrou que a maioria das professoras acredita que as aulas práticas sejam importantes e melhoram no processo de ensino-aprendizagem. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Medianeira | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Especialização em Ensino de Ciências | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem experimental | - |
Palavras-chave: dc.subject | Metodologia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Experiential learning | - |
Palavras-chave: dc.subject | Methodology | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | - |
Título: dc.title | O papel do professor de ciências no ensino fundamental: a visão dos educadores em uma escola da rede municipal de ensino de Votuporanga-SP | - |
Título: dc.title | The teacher's role of primary education: vision of educators in a school municipal educational Votuporanga-SP | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná ROCA |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: