Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Souza, Maurini de | - |
Autor(es): dc.contributor | Lima, Marcelo Fernando de | - |
Autor(es): dc.contributor | Scheffler, Ismael | - |
Autor(es): dc.contributor | Souza, Maurini de | - |
Autor(es): dc.creator | Nunc-Nfôonro, Maria Elis | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-21T21:59:23Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-21T21:59:23Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-06-11 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-06-11 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-09-10 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25195 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/665323 | - |
Descrição: dc.description | Este trabalho acadêmico propõe uma abordagem dos Livros Didáticos utilizados nas escolas municipais de Blumenau - SC, e verificar o trabalhado realizado sob a lei 11645/08. A citada lei obriga o ensino de história e cultura afro-brasileira e indígena em todas as escolas e em diferentes disciplinas. Nesse sentido, utilizamos na pesquisa a análise da abordagem presente em Livros Didáticos (LD) de Língua Portuguesa (LP) trabalhado em sala de aula, no município de Blumenau. Ressaltamos, neste trabalho, a temática indígena apenas. Ao nos debruçarmos sobre o material didático, observamos nesse o limitado espaço destinado às diversas etnias indígenas que contribuíram para a constituição cultural dos brasileiros. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Curitiba | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Ensino de Língua Portuguesa e Literatura | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Livros didáticos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Língua Portuguesa - Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estudantes do ensino fundamental - Blumenau (SC) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Povos indígenas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Textbooks | - |
Palavras-chave: dc.subject | Portuguese language - Study and teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | School children - Blumenau (SC) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Indigenous peoples | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM | - |
Título: dc.title | Histórias e culturas indígenas nos livros didáticos de língua portuguesa | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: