Tecnologia em tempos de pandemia: Google Classroom como ferramenta de aula no estado do Paraná

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorBrandão, William Arthur Philip Louis Naidoo Terroso de Mendonça-
Autor(es): dc.contributorBrandão, William Arthur Philip Louis Naidoo Terroso de Mendonça-
Autor(es): dc.contributorBlanco, Daniel Rodrigues-
Autor(es): dc.contributorGomes, Eliane Rodrigues dos Santos-
Autor(es): dc.creatorOliveira, Rosangela Aparecida de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T21:54:58Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T21:54:58Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-08-03-
Data de envio: dc.date.issued2021-08-03-
Data de envio: dc.date.issued2020-10-03-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25650-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/663567-
Descrição: dc.descriptionThis work had as its theme the use of technology through the Google Meet and Classroom platform as a class tool in the teaching­learning process in times of pandemic. The inclusion of platforms helps in the teaching and learning process of students and provides a collaborative learning environment between them. The use of platforms has also demanded a mediating posture by the teacher and an active posture by the student, providing new forms of interaction between those involved. The new forms of interaction are promoted because the platforms support various activities, such as: communication tools and content creation.Google Classroom allows the teacher to post class updates and homework assignments, add assessment forms and even provide feedback, while Google Meet allows interaction and socialization with the classroom teacher, explaining the content proposed in the Paraná class platform and the removal of doubts.The educator is actively participative as a stimulator and mediator of the process, promoting situations of approximation with the student. The objective is to add to educational quality teaching­learning. Initially, the students, as well as the teachers were ‘‘ taken by surprise ’’ and had to deal with unpredictability and learn to teach in new ways, accustomed to traditional methodology and for the student to adapt to this new learning experience. In the State of Paraná, use of online platforms was due to the pandemic, which became an important tool for the continuation of the school year.In the current Brazilian educational scenario, there are several problems, mainly in public educational institutions, and access to technology is still very precarious, being one of the main difficulties faced. Among the factors that cause this situation, it is highlights that the methodologies used do not always adequately meet the needs of students, it is up to the public authorities to try to compensate for these gaps with proposals that aim at the possibility of changes, encouraging equal access to all.-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho teve como temática uso da tecnologia através da plataforma Google Meet e Classroom como ferramenta de aula no processo de ensino aprendizagem em tempos de pandemia. A inclusão das plataformas auxilia no processo de ensino e aprendizagem dos alunos e disponibiliza um ambiente de aprendizagem colaborativo entre eles. O uso das plataformas também tem demandado uma postura mediadora do professor e uma postura ativa do aluno, proporcionando novas formas de interação entre os envolvidos. As novas formas de interação são promovidas pois as plataformas oferecem suporte a várias atividades, como: ferramentas de comunicação e criação de conteúdo. Google Classroom permite que o professor poste atualizações da aula e tarefas de casa, adicione formulários avaliativos e ainda forneça um feedback, já o Google Meet permite a interação e socialização com o professor da sala de aula, a explicação dos conteúdos propostos na plataforma aula Paraná e a retirada de dúvidas. O educador é ativamente participativo como estimulador e mediador do processo, promovendo situações de aproximação com o aluno. O objetivo é somar ao ensino­aprendizagem de qualidade educacional. Inicialmente os alunos, bem como os professores foram ‘’pegos de surpresa’’ e tiveram que lidar com a imprevisibilidade e aprender a ensinar de maneiras novas, acostumados com a metodologia tradicional e ao aluno adaptar­se a essa nova experiência de aprendizagem. No Estado do Paraná, uso das plataformas online transcorreu devido a pandemia as mesmas tornou­se uma importante ferramenta para a continuação do ano letivo. No atual cenário educacional brasileiro existem diversos problemas, principalmente em instituições públicas de ensino, sendo que o acesso à tecnologia ainda é muito precário sendo uma das principais dificuldades enfrentadas. Dentre os fatores que ocasionam esse quadro destacam­se que nem sempre as metodologias utilizadas atendam de maneira adequada à necessidade dos alunos cabendo ao poder público, tentar compensar tais defasagens com propostas que visem à possibilidade de mudanças, estimulando o acesso igualitário a todos.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherMedianeira-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherEnsino de Ciências-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectTecnologia-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino audiovisual-
Palavras-chave: dc.subjectVírus - Isolamento-
Palavras-chave: dc.subjectTechnology-
Palavras-chave: dc.subjectAudio-visual education-
Palavras-chave: dc.subjectViruses - Isolation-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA-
Título: dc.titleTecnologia em tempos de pandemia: Google Classroom como ferramenta de aula no estado do Paraná-
Título: dc.titleTechnology in pandemic times: Google classromm as a class tool in state of Paraná-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.