Questões de uma olimpíada de matemática: um recurso para a sala de aula

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMendes, Marcele Tavares-
Autor(es): dc.contributorMendes, Marcele Tavares-
Autor(es): dc.contributorTrevisan, André Luis-
Autor(es): dc.contributorAraman, Eliane Maria de Oliveira-
Autor(es): dc.creatorVanzeli, Geislaine Espósito Pina-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T21:52:50Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T21:52:50Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-23-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-23-
Data de envio: dc.date.issued2017-04-30-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20326-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/662709-
Descrição: dc.descriptionThe objective of this study is to compare the contents of a test of the first phase of the Brazilian Mathematics Olympiad of Public Schools (OBMEP), conducted by the National Institute of Pure and Applied Mathematics (IMPA), referring to the 6th and 7th grade, pertinent to the years 2015 and 2016, with the contents indicated by the teaching curriculum of Paraná. This comparison will examine whether the OBMEP items are type of exercises or routines of teaching materials. We begin with a history of OBMEP, moving on to a brief discussion of the difference between learning assessment and external evaluation, aiming to ascertain the role evaluation in the school dynamics and the student evaluation process, then we analyze the geometry in the context of the curriculum, and discuss some possibilities of conducting a class with some questions of OBMEP, finally we identify what are the contents and commands that were required in the external test, to solve doubts of understanding when solving problems.-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho tem como objetivo comparar os conteúdos contemplados em uma prova da primeira fase da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), realizada pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), referente ao 6º e 7º ano, pertinente a 2015 e 2016, com os conteúdos indicados pelo currículo de ensino do Paraná. Essa comparação buscará apreciar se os itens da OBMEP são exercícios tipo ou rotineiros de materiais didáticos. Iniciou-se com histórico da OBMEP, passou para uma breve discussão da diferença entre avaliação da aprendizagem e avaliação externa, buscando visar qual o papel da avaliação na dinâmica da escola e do processo de avaliação escolar do aluno. Foi analisada a Geometria no contexto do currículo, em seguida discutidas algumas possibilidades de condução de aula com algumas questões da OBMEP, identificando quais são os conteúdos e comandos mais exigidos na prova externa, para sanar dúvidas de compreensão no momento da resolução de problemas.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherLondrina-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherEducação Matemática e Ciências-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectAvaliação educacional-
Palavras-chave: dc.subjectMatemática - Competições-
Palavras-chave: dc.subjectGeometria-
Palavras-chave: dc.subjectEducation - Evaluation-
Palavras-chave: dc.subjectMathematics - Competitions-
Palavras-chave: dc.subjectGeometry-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM-
Título: dc.titleQuestões de uma olimpíada de matemática: um recurso para a sala de aula-
Título: dc.titleMathematical olympiad issues: a resource for the classroom-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.