Prática pedagógica e ensino de matemática nos ciclos escolares do 1º ao 5º ano do ensino fundamental

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSandmann, André-
Autor(es): dc.contributorSandmann, André-
Autor(es): dc.contributorHlenka, Vanessa-
Autor(es): dc.contributorFujiki, Yuka Kamila de Oliveira-
Autor(es): dc.creatorConceição, Jubiara Santos da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T21:52:01Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T21:52:01Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-23-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-23-
Data de envio: dc.date.issued2018-06-09-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21153-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/662380-
Descrição: dc.descriptionThis study focused on the pedagogical panorama of mathematics teaching, more specifically, the possible distortions between teaching and learning exercises in the early years of elementary school. The teaching in these school levels has been criticized by methods that have prioritized the memorization of contents and written tests for evaluation producing questionable results, already verified in the first grade school. Some indicative of the early experiences in the elementary school, the tensions of students related to mathematics and low statistics of learning have left evidence of the restrictions between the pedagogical practice and the teaching of this discipline, extending to the other cycles of elementary school. So, this monographic study defined as objective to analyze the pedagogical work with mathematics from statements of teachers of the school cycles from 1st to 5ts year of elementary school in municipal school of Mata de São João, Bahia, Brazil. The research was descriptive with a qualitative approach having the support of quantitative of teachers interviewed. An open questionnaire served as an instrument of data collection in order to identify the practice and perceptions of mathematics teachers of the mentioned school grades. After the theoretical-methodological analysis of the research, it was verified that the pedagogical work with mathematics in the cycles from 1st to 5st years of elementary school is characterized by the traditional approach of teaching, by exposition, explanation and memorization of contents of the school curriculum, producing results that are not very interesting or motivating for the student from 1st to 5th cycles, a perspective of teaching that is also active in the researched school, according to the statements of the teachers interviewed. So, this school scene has brought evidence of learning results from a traditional pedagogical work, which requires reorientation of educational mentality and teaching practice.-
Descrição: dc.descriptionEste estudo teve como objeto investigativo ações pedagógicas no ensino de matemática, mais especificamente, os possíveis descompassos entre os exercícios de ensino e de aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental. Tem-se questionado o trabalho docente aí aplicado, cujos métodos reincidem prioritariamente na memorização de conteúdos e de provas escritas com sentido avaliativo focando resultados questionáveis, verificados já no 1º ano. Alguns indicativos das experiências iniciais na escola fundamental, as tensões de alunos relativas à matemática e baixas estatísticas de aprendizagem deixam evidências das restrições entre a prática pedagógica e o ensino dessa disciplina, estendendo-se aos demais anos do ensino fundamental. Com base nessas considerações, este trabalho monográfico definiu como objetivo analisar o trabalho pedagógico com matemática a partir de declarações de professores dos ciclos escolares do 1º ao 5º ano do ensino fundamental em escola municipal de Mata de São João, Bahia, Brasil. A pesquisa descritiva com abordagem qualitativa referenciada em quantitativo de docentes entrevistados, tendo um questionário aberto como instrumento de coleta de dados com o propósito de identificar traços da prática e das percepções de professores de matemática dos ciclos escolares mencionados. Após a análise teórico-metodológica da pesquisa foi constatado que o trabalho pedagógico com matemática nos ciclos do 1º ao 5º ano do ensino fundamental caracteriza-se pela abordagem tradicional de ensino, na forma de exposição, explicação e memorização de conteúdos estabelecidos no currículo escolar, produzindo resultados pouco interessantes ou motivadores para o aluno dos ciclos do 1º ao 5º ano, perspectiva de ensino também atuante na Escola pesquisada, conforme as declarações das professoras entrevistadas. Portanto, são referencias que indicam os resultados provenientes de um trabalho pedagógico tradicional e que exige reorientações de mentalidade educacional e de prática de ensino.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherMedianeira-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherEducação: Métodos e Técnicas de Ensino-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectAritmética - Estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem-
Palavras-chave: dc.subjectEstratégias de aprendizagem-
Palavras-chave: dc.subjectArithmetic - Study and teaching-
Palavras-chave: dc.subjectLearning-
Palavras-chave: dc.subjectLearning strategies-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO-
Título: dc.titlePrática pedagógica e ensino de matemática nos ciclos escolares do 1º ao 5º ano do ensino fundamental-
Título: dc.titlePedagogical practice and teaching of mathematics in school cycles from 1st to 5th year of the elementary school-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.