Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Bocardi, Juliane Maria Bergamin | - |
Autor(es): dc.creator | Mendonça, Ana Paula | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-21T21:49:33Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-21T21:49:33Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2014-03-29 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21719 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/661403 | - |
Descrição: dc.description | Historical moments, political and economic contributed in different trends and changes in the science curriculum. This work is due to discuss the challenges and difficulties of learning the teaching of Natural Sciences. A survey of 20 teachers of the municipal public network, linked to the Department of Education for Teaching Araras, SP was performed. All teachers who participated in the survey are active in primary education in the discipline of Sciences. It was possible to verify what content students have more difficulty learning in each year and the biggest challenges that teachers face. From this we discuss methodological practices that contribute to improving these results. The data obtained, the teachers pointed out the relevance of professional experience in their development and their actions and reported their methods, resources and key learning difficulties. | - |
Descrição: dc.description | Momentos históricos, políticos e econômicos contribuíram nas diferentes tendências e mudanças no currículo de ciências. Este trabalho teve por função discutir os desafios e dificuldades de aprendizagem do ensino de Ciências Naturais. Foi realizada uma pesquisa com 20 professores da rede pública municipal, vinculados à Secretaria da educação de Ensino do município de Araras, SP. Todos os professores que participaram da pesquisa são atuantes no Ensino Fundamental na disciplina de Ciências. Foi possível verificar quais os conteúdos que os alunos apresentam maior dificuldade de aprendizado em cada ano e os maiores desafios que os professores enfrentam. A partir disso discutem-se práticas metodológicas que contribuem para melhorar esses resultados. Nos dados obtidos, os professores apontaram a relevância da experiência profissional no seu desenvolvimento e de suas ações e relataram seus métodos, recursos e as principais dificuldades de aprendizagem. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Medianeira | - |
Palavras-chave: dc.subject | Professores | - |
Palavras-chave: dc.subject | Currículos - Mudança | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ciência - Metodologia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teachers | - |
Palavras-chave: dc.subject | Curriculum change | - |
Palavras-chave: dc.subject | Science - Methodology | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Ciências | - |
Título: dc.title | Problemas e desafios no exercício da atividade docente com ênfase em ciências | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: