Gamificação: Uma abordagem de ensino para os nativos digitais

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorCedran, Jaime da Costa-
Autor(es): dc.contributorCedran, Jaime da Costa-
Autor(es): dc.contributorNunes, Rodrigo Ruschel-
Autor(es): dc.contributorNunes, Rodrigo Ruschel-
Autor(es): dc.creatorNakayama, Evelyn Sassaki Reis-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T21:45:55Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T21:45:55Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-23-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-23-
Data de envio: dc.date.issued2018-08-18-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/22103-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/660013-
Descrição: dc.descriptionThis work had as thematic the gamification in science classes as a teaching strategy for digital natives. Two questionnaires were used to analyze the relevance in the learning process (including profile of students and previous classes), and several elements of structural gamification were introduced in the Science’s classes of two different 7th grade classrooms of an Elementary School in Barueri-SP. With each element adopted in the pedagogical practice, its influence in the student’s motivation and engagement was qualitatively analyzed. It’s possible to conclude that gamification, as a pedagogical strategy, is a valuable resource for teachers who seek a differential in their methodology and in a long term contributes to the quality of learning, demonstrating that students would benefit greatly from classes that also adopted content’s gamification.-
Descrição: dc.descriptionAgência Nacional do Petróleo (ANP)-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho teve como temática a gamificação no ensino de Ciências como uma estratégia de ensino para os nativos digitais. Para analisar sua relevância no aprendizado foram utilizados dois questionários para identificação do perfil dos alunos e das aulas anteriores e diversos elementos da gamificação estrutural foram introduzidos nas aulas de Ciências de duas turmas do 7º ano do Ensino Fundamental de uma escola de Barueri-SP. A cada elemento adotado na prática pedagógica, foi analisado qualitativamente sua influência na motivação e engajamento dos alunos. É possível concluir que a gamificação como estratégia pedagógica é um recurso valioso para os professores que buscam um diferencial em sua metodologia e que a longo prazo contribui para a qualidade do aprendizado, demonstrando que os alunos se beneficiariam muito de aulas que adotassem também a gamificação de conteúdo.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherMedianeira-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherEspecialização em ensino de Ciências-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectQuestionários-
Palavras-chave: dc.subjectCiência-
Palavras-chave: dc.subjectMetodologia-
Palavras-chave: dc.subjectQuestionnaires-
Palavras-chave: dc.subjectScience-
Palavras-chave: dc.subjectMethodology-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO-
Título: dc.titleGamificação: Uma abordagem de ensino para os nativos digitais-
Título: dc.titleGamification:a teaching approach for digital natives-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.