O papel estratégico da gestão de pessoas na administração pública

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Autor(es): dc.contributorCarvalho, Hilda Alberton de-
Autor(es): dc.creatorFerreira, Eduardo Aparecido-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T21:45:39Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T21:45:39Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-23-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-23-
Data de envio: dc.date.issued2011-12-01-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21420-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/659915-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho acadêmico tem como objetivo apresentar o papel estratégico da gestão de pessoas na Administração Pública. Esse contexto envolve a construção das sociedades ao longo do século XIX e XX através do Estado Liberal, Socialista e Neoliberal, bem como as principais reformas gerenciais ocorridas no aparelho do Estado. A primeira reforma do Estado ocorreu no governo Vargas e encontrou na Teoria da Burocracia o modelo ideal para se desenvolver, com foco na racionalização e organização do Estado. A modernização do aparelho administrativo público, ganha força com o processo de redemocratização do Brasil a partir da década de 80 e acontece somente em 1995 através da segunda reforma gerencial ocorrida no Estado, com ênfase no Plano Bresser do governo Fernando Henrique Cardoso (FHC). As transformações sociais, políticas e econômicas no país introduzem uma nova dinâmica na administração das organizações, principalmente no setor Público, onde as pessoas ganham força como atores sociais na elaboração de políticas públicas. Para atender as mudanças da sociedade contemporânea, mais organizada e consciente dos seus direitos, a profissionalização do quadro funcional público se torna estratégico para garantir atendimento e serviços públicos de qualidade. Por isso, se coloca neste trabalho as principais peculiaridades no processo de gestão de pessoas entre o público e o privado, aponta as principais deficiências no processo de recrutamento e seleção dos servidores públicos, a ausência de programas de socialização de novos servidores, a estrutura organizacional verticalizada que dificulta os canais de comunicação entre Estado e Sociedade, a política de treinamentos da Administração Pública, que carece de programas específicos de qualificação dos servidores públicos e a cultura organizacional determinante no comportamento dos servidores, que assumem velhos hábitos de governo para governo, preservando estruturas patrimonialistas e clientelistas do Estado Herdado que corrobora para uma postura de conformismo do quadro funcional público, míope às necessidades da população e da Administração Pública para construção do Estado Necessário.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherCuritiba-
Palavras-chave: dc.subjectServiço público - Administração de pessoal-
Palavras-chave: dc.subjectPlanejamento estratégico-
Palavras-chave: dc.subjectAdministração pública-
Palavras-chave: dc.subjectCivil service - Personnel management-
Palavras-chave: dc.subjectStrategic planning-
Palavras-chave: dc.subjectPublic administration-
Palavras-chave: dc.subjectGestão Pública Municipal-
Título: dc.titleO papel estratégico da gestão de pessoas na administração pública-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

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