Narrativa gráfica como híbrido entre cinema, fotografia e histórias em quadrinhos: estudo e experimentação

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorLandal, Simone-
Autor(es): dc.contributorSilveira, Luciana Martha-
Autor(es): dc.contributorSilva, Luciano Henrique Ferreira da-
Autor(es): dc.contributorLandal, Simone-
Autor(es): dc.contributorLucca, André de Souza-
Autor(es): dc.creatorRibeiro, Enrico Matheus-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T21:42:49Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T21:42:49Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-15-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-15-
Data de envio: dc.date.issued2017-11-29-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/13820-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/658886-
Descrição: dc.descriptionThe film La Jetée by french filmmaker Chris Marker is a pioneering work in the deconstruction of the cinematographic image by the use of photography. The narrative in this work consists on an amplification of the discontinuities of the cinema image by the hybridization of elements of diverse narrative languages, at times recalling the narrative process of comics by the construction of the sequentiality by use of image and narrative text. Inspired by Marker’s film, this project seeks to investigate other forms of hybridization between the three main media genres that La Jetée employs in its constitution (cinema, photography and comics), in a narrative approach. By reading authors such as Peter Burke and Arlindo Machado, this paper tries to understand, firstly, what characterizes hybridism, and how it operates in ever more expressive proportions as digital technologies gain mastery over the articulations of the graphic media. A conceptualizing process of the three genera studied here is necessary, so that, in a later stage, one can go to specific studies that verify points of approach of these in a hybrid character, highlighting the relevancy of the photo-romance here as the best-known hybrid product between cinema, photography and comics. The final stage of this work consists in the development of a narrative graphic product, following some specific points of the hybridism process as described by Burke and Machado in regard to photographic narratives, thus deepening the understanding of this process and the influence it infers on the way we perceive the original formats themselves.-
Descrição: dc.descriptionO filme La Jetée, do francês Chris Marker é um trabalho pioneiro na desconstrução da imagem cinematográfica pelo uso de fotografias. A narrativa nesta obra pauta-se em uma ampliação das descontinuidades da imagem do cinema mediante a hibridização de elementos de diversas linguagens narrativas, em alguns momentos lembrando o processo narrativo dos quadrinhos pela construção de seqüencialidade por uso de imagem e texto de narração. Inspirado no filme de Marker, este trabalho busca investigar outras formas de hibridização entre os três principais gêneros midiáticos que La Jetée utiliza em sua constituição (o cinema, a fotografia e os quadrinhos), sob um olhar narrativo. Mediante a leitura de autores como Peter Burke e Arlindo Machado, este trabalho tenta compreender, primeiramente, o que caracteriza o hibridismo, e como ele opera em proporções cada vez mais expressivas à medida em que as tecnologias digitais ganham domínio sobre as articulações dos meios gráficos. É necessário um processo de conceituação dos três gêneros aqui estudados, para que se possa, em uma etapa posterior, partir para estudos pontuais que verifiquem pontos de aproximação destes em um caráter híbrido, destacando o papel de relevância que a fotonovela recebe aqui como o mais conhecido produto híbrido entre cinema, fotografia e histórias em quadrinhos. A útima etapa deste trabalho consiste no desenvolvimento de um produto gráfico narrativo, seguindo alguns pontos específicos do processo de hibridismo assinalado por Burke e Machado no que diz respeito a narrativas de cunho fotográfico, aprofundando assim a compreensão deste processo e a influência que imprime sobre a forma como enxergamos os próprios formatos originais.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherCuritiba-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherTecnologia em Design Gráfico-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectNarrativa (Retórica)-
Palavras-chave: dc.subjectCinema-
Palavras-chave: dc.subjectFotografia-
Palavras-chave: dc.subjectHistórias em quadrinhos-
Palavras-chave: dc.subjectMarker, Chris, 1921-2012-
Palavras-chave: dc.subjectDesenho industrial-
Palavras-chave: dc.subjectNarration (Rhetoric)-
Palavras-chave: dc.subjectMotion pictures-
Palavras-chave: dc.subjectPhotography-
Palavras-chave: dc.subjectComic books, strips, etc-
Palavras-chave: dc.subjectMarker, Chris, 1921-2012-
Palavras-chave: dc.subjectDesign, Industrial-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DESENHO INDUSTRIAL-
Título: dc.titleNarrativa gráfica como híbrido entre cinema, fotografia e histórias em quadrinhos: estudo e experimentação-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

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