Os desafios do abandono escolar no 1° ano do ensino médio no município de Cianorte

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMenoncin, Camila-
Autor(es): dc.contributorMenoncin, Camila-
Autor(es): dc.contributorMenoncin, Camila-
Autor(es): dc.contributorMenoncin, Camila-
Autor(es): dc.creatorMoreira, Roseli Aparecida Juliani-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T21:41:18Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T21:41:18Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-23-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-23-
Data de envio: dc.date.issued2015-10-30-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20577-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/658301-
Descrição: dc.descriptionO presente artigo tem como objeto de estudo um tema que angustia praticamente todos os envolvidos no processo ensino e aprendizagem- o abandono escolar. Amparada na abordagem qualitativa de pesquisa, esta pesquisa teve por objetivo geral investigar as causas que levam os alunos do 1º ano do ensino médio, de dois colégios estaduais, do município de Cianorte a abandonarem seus estudos. Para tanto, delinearam- se os seguintes objetivos específicos: a) identificar o número total de matrículas e dos alunos que abandonaram o 1º ano do Ensino Médio no ano de 2014 de dois colégios do Município de Cianorte; b) compreender as principais causas desse abandono. Para tanto, caracterizada como uma pesquisa de campo, os dados foram gerais por meio de questionários individuais semiestruturados, em que se utilizou um roteiro amplo, atingindo diversos aspectos a serem abordados. A análise dos dados destacou que 22 alunos abandonaram o ensino médio das instituições selecionadas para a investigação. Essa análise revelou também importantes, revelando aspectos fundamentais à compreensão do perfil desse aluno, bem como suas inquietações e preocupações com seu futuro, e como a escola atuará no seu ingresso e/ou a permanência no mercado de trabalho. Por meio da análise dos dados, fundamentações teóricas, reflexões, foram sugeridas medidas que podem auxiliar no enfrentamento do abandono escolar Assim, através das respostas, os alunos foram revelando a sua realidade, suas experiências, bem como suas dificuldades.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherMedianeira-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherEducação: Métodos e Técnicas de Ensino-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectEvasão escolar-
Palavras-chave: dc.subjectEstudantes do ensino médio-
Palavras-chave: dc.subjectDesenvolvimento econômico-
Palavras-chave: dc.subjectDropouts-
Palavras-chave: dc.subjectHigh school students-
Palavras-chave: dc.subjectEconomic development-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO-
Título: dc.titleOs desafios do abandono escolar no 1° ano do ensino médio no município de Cianorte-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.