Estratégias para o ensino de matemática na educação infantil e séries iniciais

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorOttobelli, Ivonei-
Autor(es): dc.contributorOttobelli, Ivonei-
Autor(es): dc.contributorCedran, Jaime da Costa-
Autor(es): dc.contributorFriedrich, Leide Cecília-
Autor(es): dc.creatorLucena, Ariane Dias-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T21:40:43Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T21:40:43Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-23-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-23-
Data de envio: dc.date.issued2015-12-05-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21988-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/658070-
Descrição: dc.descriptionThis paper presents strategies for teaching mathematics in kindergarten and early grades in order to propose different teaching techniques to awaken in children interest for mathematics, developing logical thinking and skills to solve math problems. In order to do so, it was developed an educational software based in basic operations as additions and subtractions. A survey was conducted at the Municipal School Jovina de Paula Pessente, sited at Ibaté city with the students from the 2nd stage (children aged 5 and 6 years). The lack of studies about this theme involving children at those ages was the principal motivation for this work. It has been observed that is perfectly possible to apply information and communications technologies (ICT) in early childhood education resulting in more interest from the students and improving their mathematics skills.-
Descrição: dc.descriptionO presente trabalho apresenta como tema estratégias para o ensino de matemática na educação infantil e séries iniciais com o intuito de propor alternativas de ensino que desperte na criança o gosto pela matemática, desenvolvendo o raciocínio lógico e habilidades para solução de problemas. Para tanto, foi desenvolvido um software educativo envolvendo adição e subtração. A pesquisa foi realizada na Escola Municipal Jovina de Paula Pessente, situada no município de Ibaté com uma turma de 2ª etapa (crianças com idade entre 5 e 6 anos), procurou-se dar atenção especial à educação infantil, pois nem sempre são realizados trabalhos envolvendo esse público. Foi observado que é perfeitamente possível o trabalho com as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) na educação infantil e que seu uso desperta o interesse dos alunos melhorando o desempenho.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherMedianeira-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherEspecialização em Ensino de Ciências-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectTecnologia educacional-
Palavras-chave: dc.subjectRaciocínio em crianças-
Palavras-chave: dc.subjectMetodologia-
Palavras-chave: dc.subjectEducational technology-
Palavras-chave: dc.subjectReasoning in children-
Palavras-chave: dc.subjectMethodology-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO-
Título: dc.titleEstratégias para o ensino de matemática na educação infantil e séries iniciais-
Título: dc.titleStrategies for teaching mathematics in early childhood education-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.