A utilização de filmes como recurso pedagógico em aulas de química: uma abordagem contextualizada com o tema drogas lícitas

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorBortoli, Marlene Magnoni-
Autor(es): dc.contributorBortoli, Marlene Magnoni-
Autor(es): dc.contributorBortoli, Marlene Magnoni-
Autor(es): dc.contributorBortoli, Marlene Magnoni-
Autor(es): dc.creatorTomasi, Beatriz Maria Heim-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T21:34:07Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T21:34:07Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-23-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-23-
Data de envio: dc.date.issued2015-10-09-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20667-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/655564-
Descrição: dc.descriptionO filme é um recurso pedagógico atrativo audiovisual que propicia a comunicação dialogada e promove a discussão que relaciona o saber do senso comum observado ao conhecimento cientifico significativo apresentado. O potencial didático de um filme é analisado como objeto de reflexão que permite a reelaboração do conhecimento, sugerindo a interdisciplinaridade e o trabalho conjunto com outras ferramentas pedagógicas. A intencionalidade da utilização desta ferramenta nas aulas de química numa abordagem das drogas licitas é oportunizar ao educando o interesse primeiramente a conhecer com propriedade o saber cultural e cientifico além daquilo que ele tem como informação desconexa e duvidosa por uma linguagem cotidiana que é apresentada nas diferentes mídias. O papel do professor mediador neste processo de aprendizagem é apresentado como um planejamento didático pedagógico que extrai todas as possibilidades de saberes científicos e sócios-culturais numa dinâmica interativa egeradora de questionamentos e o desejo á busca de novos esclarecimentos. Os filmes Obrigada por Fumar e O óleo de Lorenzo temo intuito de sensibilizar ao estudantes em finalidades divergentes quanto ao uso das drogas químicas licitas. O processo da aprendizagem nesta abordagem tem o encaminhamento do contexto midiático audiovisual que interpreta a realidade ao sistemático da compreensão das estruturas moleculares e nomenclaturas cientificas. A ciência é então percebida e analisada como um todo presente no cotidiano dos sujeitos.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherMedianeira-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherEducação: Métodos e Técnicas de Ensino-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino - Metodologia-
Palavras-chave: dc.subjectEstratégias de aprendizagem-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino criativo-
Palavras-chave: dc.subjectTeaching - Methodology-
Palavras-chave: dc.subjectLearning strategies-
Palavras-chave: dc.subjectCreative teaching-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO-
Título: dc.titleA utilização de filmes como recurso pedagógico em aulas de química: uma abordagem contextualizada com o tema drogas lícitas-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.