Métodos e técnicas de ensino na educação infantil para crianças com transtorno do déficit de atenção com hiperatividade (TDAH)

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorHlenka, Vanessa-
Autor(es): dc.contributorHlenka, Vanessa-
Autor(es): dc.contributorSantos, Nelson dos-
Autor(es): dc.contributorDonel, Marlene Lucia Holz-
Autor(es): dc.creatorSantos, Simone Aparecida dos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T21:31:54Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T21:31:54Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-23-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-23-
Data de envio: dc.date.issued2018-06-16-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20557-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/654737-
Descrição: dc.descriptionThis work has as its theme an approach to the techniques used in the learning of children with Attention Deficit Hyperactivity Disorder (ADHD) in the age group from zero to three years of age. Interviews with the teachers and the application of a questionnaire were carried out at a Municipal Infant Education Center in the city of Umuarama – Paraná to report on the methodologies used for the development of children with ADHD in early childhood education. The teachers emphasized the importance of using activities that stimulate the child’s concentration, logical reasoning, performing directed attention to the child seeking to provide greater attention, developing group activities, for children to assimilate commands, repeating the content several times and helping the child to complete the activities, emphasizing the change of tone of voice in the most important moments, providing audiovisual and sensorial stimuli, playful activities and finally, having a preestablished routine. The teachers reported that one of the greatest difficulties faced in the classroom is having the attention of the student with ADHD during the activities, as they are distracted with other children and with the stimuli of the environment. To reach the proposed goal with the students, they seek to develop activities that arouse interest both individually and in groups. They also highlighted the importance of having a specialized team for a differentiated service, which would contribute immensely to the development of the child. Finally, they emphasize the importance of qualified teachers for care and the importance of working together with the family.-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho teve como temática uma abordagem das técnicas utilizadas na aprendizagem de crianças com Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) na faixa etária de zero a três anos de idade. Foram realizadas entrevistas com as professoras e a aplicação de um questionário em um Centro Municipal de Educação Infantil da Cidade de Umuarama – Paraná a fim de relatar quais são as metodologias utilizadas para o desenvolvimento de crianças com TDAH na educação infantil. As professoras destacaram a importância de utilizarem atividades que estimulem a concentração da criança, o raciocínio lógico, realizando atendimento direcionado para a criança buscando proporcionar uma atenção maior, desenvolver atividades em grupo, para que as crianças assimilem os comandos, repetindo o conteúdo várias vezes e ajudando para que a criança consiga completar as atividades, dando ênfase a mudança de tom de voz nos momentos mais importantes, proporcionando estímulos audiovisuais e sensoriais, atividades lúdicas e enfim, ter uma rotina preestabelecida. As professoras relataram que uma das maiores dificuldades enfrentadas em sala de aula é ter a atenção do aluno com TDAH durante a realização das atividades, pois estes se distraem com as outras crianças e com os estímulos do ambiente. Para atingir o objetivo proposto com os alunos, procuram desenvolver atividades que despertem o interesse tanto individualmente quanto em grupo. Também destacaram a relevância de se ter uma equipe especializada para um atendimento diferenciado, o que contribuiria imensamente no desenvolvimento da criança. Por fim, ressaltam a importância de professores qualificados para o atendimento e a valia do trabalho em conjunto com a família.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherMedianeira-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherEspecialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectCrianças com distúrbio do déficit de atenção-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Palavras-chave: dc.subjectCrianças - Desenvolvimento-
Palavras-chave: dc.subjectAttention-deficit-disordered children-
Palavras-chave: dc.subjectEducation-
Palavras-chave: dc.subjectChild development-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO-
Título: dc.titleMétodos e técnicas de ensino na educação infantil para crianças com transtorno do déficit de atenção com hiperatividade (TDAH)-
Título: dc.titleMethods and techniques in early childhood education for children with attention deficit hyperactivity disorder (ADHD)-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.