Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Gomes, Eliane Rodrigues dos Santos | - |
Autor(es): dc.creator | Farinon, Cristiano Luis | - |
Autor(es): dc.creator | Nascimento, Ederson Luiz do | - |
Autor(es): dc.creator | Ivankio, Ricardo | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-21T21:31:22Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-21T21:31:22Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2014-02-07 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/13475 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/654523 | - |
Descrição: dc.description | In the last decades discussions about the environmental issues are increasingly common, especially with respect to environmental education (EE), which is seen as an alternative to changing habits and culture of the people in order to develop a more responsible society. Zoos are alternatives to the practice of environmental education, having as its main tool biological diversity, it uses non-formal environmental education, developing a very important role in the formation of the visiting students. This study aimed to evaluate the Guarani Woods Zoo located in Foz do Iguacu in imparting knowledge of Environmental education, facing the audience made up of students of the 4th year of elementary school, the region between 9 and 10 years. Given the large number of children who visit the Zoo Bosque Guarani weekly, carried out a review of the activities worked with them through questionnaires before and after the completion of the visit, in order to assess whether there was use of information passed on the day of the visit, as well as apply the practice of EE at the zoo and its methodology. After application of the proposed methodology was found that children assimilate the information passed during the visit, however, some of the educational practices can be improved so develop their full potential. Thus, the work took into account the assumptions of those authors, who claim that the EE goes beyond the zoo since its inception and learning are continuous, so educators Guarani Woods will play its role to contribute to the formation of more people conscious. | - |
Descrição: dc.description | Nas últimas décadas, as discussões a cerca da questão ambiental estão cada vez mais frequentes, principalmente, com relação à Educação Ambiental (EA), que é vista como alternativa para a mudança de hábitos e cultura das pessoas, visando o desenvolvimento de uma sociedade mais responsável. Os zoológicos são alternativas para a prática da educação ambiental, tendo como principal ferramenta a sua diversidade biológica, com isso, utilizam a educação ambiental não formal, desenvolvendo um papel muito importante na formação dos alunos visitantes. O presente trabalho teve como objetivo avaliar o Zoológico Bosque Guarani, situado em Foz do Iguaçu, na transmissão de conhecimentos da EA, voltada para o público alvo formado por alunos do 4o e 5º anos do Ensino Fundamental I, da região, entre 9 e 10 anos. Tendo em vista o grande número de crianças que visitam o Zoológico Bosque Guarani semanalmente, realizou-se uma avaliação das atividades trabalhadas com as mesmas, através de aplicação de questionários antes e após a realização da visita, com a finalidade de avaliar se houve aproveitamento das informações passadas no dia da visita, bem como, aplicar a prática da EA no zoológico e sua metodologia. Após a aplicação da metodologia proposta, constatou-se que as crianças assimilam as informações passadas durante a visita, porém, algumas das práticas educativas podem ser melhoradas, assim desenvolverão toda sua potencialidade. Desta forma, o trabalho desenvolvido levou em consideração as premissas daqueles autores, que afirmam que a EA vai além do zoológico, já que seu princípio e aprendizagem são contínuos, assim os educadores do Bosque Guarani poderão cumprir seu papel de contribuir na formação de pessoas mais conscientes. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Medianeira | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação ambiental | - |
Palavras-chave: dc.subject | Percepção em crianças | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino - Meios auxiliares | - |
Palavras-chave: dc.subject | Environmental education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Perception in children | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teaching - Aids and devices | - |
Palavras-chave: dc.subject | Tecnologia em Gestão Ambiental | - |
Título: dc.title | Avaliação da prática da educação ambiental no zoológico Bosque Guarani no município de Foz de Iguaçu - Paraná | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: