Ensino-aprendizagem de literatura infantojuvenil para estudantes do ensino fundamental II com base no uso de tecnologias

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMatsuda, Alice Atsuko-
Autor(es): dc.contributorMatsuda, Alice Atsuko-
Autor(es): dc.contributorCantarin, Márcio Matiassi-
Autor(es): dc.contributorRemenche, Maria de Lourdes Rossi-
Autor(es): dc.creatorAltenburg, Tamara Beims Guañabens-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T21:29:46Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T21:29:46Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-06-12-
Data de envio: dc.date.issued2021-06-12-
Data de envio: dc.date.issued2020-08-31-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25207-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/653898-
Descrição: dc.descriptionObserva-se, com o passar dos anos, o crescente desinteresse dos jovens pela leitura, mas não de qualquer leitura, e sim de textos literários. Sabendo que é função da escola tornar possível o contato com a arte literária, objetiva-se que os estudantes, a partir da leitura de textos literários, tornem-se cidadãos reflexivos, críticos, capazes de transformar o meio em que vivem. Com o avanço da tecnologia, estímulos são recebidos a todo momento; as pessoas estão sempre conectadas ao mundo digital e às redes sociais, o que acaba gerando uma nova forma de absorver as informações recebidas. Dessa forma, esta pesquisa apresenta um referencial teórico que visa trazer respostas acerca de como estimular o gosto pela leitura por meio da literatura digital, tornando os textos literários mais atrativos para o jovem de hoje. Pensando nas dificuldades apresentadas pelos professores de Língua Portuguesa de escolas municipais em despertar nos estudantes o gosto pela leitura, sugere-se a aplicação de Sequências Didáticas com base na introdução de literatura digital no cotidiano escolar, A intenção é a de que a literatura digital, com todas as ferramentas que utiliza, seja uma forma de despertar prazer nos estudantes pelo ato de ler. Esta pesquisa é de abordagem qualitativa, pois almeja conhecer a parte teórica para que se possa sugerir formas de tornar o ensino aprendizagem de literatura cativante. Com relação à importância da leitura e da literatura, os principais autores utilizados como base para esta pesquisa foram Rildo Cosson (2011), Marisa Lajolo (2018) e Vera Teixeira de Aguiar e Maria da Glória Bordini (1988), autoras que contribuíram também em itens como a função da escola e do perfil do leitor. No que diz respeito aos tipos de leitor e à utilização de tecnologias, recorreu-se à Lúcia Santaella (2013) e à Base Nacional Comum Curricular (2018). O termo Sequência Didática (SD) foi conceituado a partir de Dolz et al. (2004) e a metodologia escolhida para as SDs elaboradas foram pensadas aplicando-se a perspectiva rizomática, proposta por Silvio Gallo (2003). As SDs sugeridas foram formuladas com a utilização de literaturas digitais concebidas pelos autores Marcelo Spalding e Sérgio Capparelli. O resultado foram duas SDs propostas, uma para turmas de 6° e 7° Anos e outra para 8° e 9° Anos, as quais podem contribuir para a quebra de paradigma de que os estudantes não se interessam pelo ato de ler literatura. A partir da utilização de literatura digital, é possível que eles percebam que esse tipo de leitura é capaz de proporcionar momentos de muita diversão e reflexão.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherCuritiba-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherEnsino de Língua Portuguesa e Literatura-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectLeitura-
Palavras-chave: dc.subjectLeitores - Formação-
Palavras-chave: dc.subjectLiteratura digital-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino - Metodologia-
Palavras-chave: dc.subjectProfessores - Formação-
Palavras-chave: dc.subjectReading-
Palavras-chave: dc.subjectReader - Formation-
Palavras-chave: dc.subjectHypertext literature-
Palavras-chave: dc.subjectTeaching - Methodology-
Palavras-chave: dc.subjectTeachers, Training of-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA-
Título: dc.titleEnsino-aprendizagem de literatura infantojuvenil para estudantes do ensino fundamental II com base no uso de tecnologias-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.