Cartazes de cinema: da publicidade à coleção

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorCaviquiolo, Suelen Christine-
Autor(es): dc.creatorSantos, Laís Galvão dos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T21:26:50Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T21:26:50Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-11-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-11-
Data de envio: dc.date.issued2012-11-05-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/9364-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/652829-
Descrição: dc.descriptionAssuming that every cultural artifact has a life story that is particular to itself and whose biographical narrative is constructed by the active intervention of its users and consumers, this work sought to adress the paths that movie poster trails, from its advertising status until singularization within a private collection. This process lies in the set of meanings that acts in and through the cultural, social, historical, technological and individual spheres, and owes much to the intervention of the activities and thoughts of advertising and design. For the object of the movie poster to be understood in its macro-biography, research was made in the history of the poster, graphic arts and cinema, having in mind studies about collections and material culture. In the end, a collection of selected posters from the 1960s, period of time chosen, was presented.-
Descrição: dc.descriptionPartindo da premissa de que todo artefato cultural possui uma trajetória de vida que lhe é particular e cuja narrativa biográfica é construída pela intervenção ativa de seus usuários e consumidores, buscou-se abordar os caminhos pelos quais passam um cartaz de cinema, desde seu status como objeto publicitário até sua singularização dentro de uma coleção privada. Esse processo reside no jogo de significações que atua nas e através das esferas culturais, sociais, históricas, tecnológicas e individuais, e deve muito à intervenção das atividades e reflexões do design e da publicidade. Para que o objeto do cartaz de cinema seja compreendido em sua macro-biografia, a pesquisa foi feita com base na história do cartaz, das artes gráficas e do cinema, tendo em vista estudos sobre coleção e cultura material. Apresentou-se, ao final, uma coleção selecionada de cartazes cinematográficos da década de 1960, período de recorte escolhido.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherCuritiba-
Publicador: dc.publisherDepartamento Acadêmico de Desenho Industrial-
Palavras-chave: dc.subjectCartazes-
Palavras-chave: dc.subjectCinema-
Palavras-chave: dc.subjectCultura material-
Palavras-chave: dc.subjectPosters-
Palavras-chave: dc.subjectMotion pictures-
Palavras-chave: dc.subjectMaterial culture-
Palavras-chave: dc.subjectTecnologia em Artes Gráficas-
Título: dc.titleCartazes de cinema: da publicidade à coleção-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.