Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Silva, Mario José Van Thienen da | - |
Autor(es): dc.contributor | Silva, Mario José Van Thienen da | - |
Autor(es): dc.contributor | Miquelin, Awdry Feisser | - |
Autor(es): dc.contributor | Blonski, Maria Selia | - |
Autor(es): dc.creator | Carneiro, Jady Machado | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-21T21:24:13Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-21T21:24:13Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-01-31 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-01-31 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-12-02 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24083 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/651865 | - |
Descrição: dc.description | This research sought to highlight and recognize the necessary aspects of the formulation of a didactic proposal regarding the teaching of astronomy, using resources in the transition process of literacy and scientific dissemination, through the platform of the Instagram application. This app can be used on smartphones and searches, in an interactive way, to disseminate content using different tools, promoting a greater interaction with the user. In addition to presenting the application as a knowledge mediator, the study presents the effectiveness that could be achieved with the use of audiovisual resources in the teaching-learning process of astronomy, with the use of resources such as movies, games and videos. For the demonstration a didactic teaching approach was employed, and in addition to the use of the application, the film Interstellar (2014) was used as a mediation of the content it addresses encompassing the study of astronomy. A scientific and dynamic way of presenting a different approach to looking at the study of astronomy was sought. Aiming, therefore, to analyze, investigate and highlight the current education network in Brazil and how this reality can be changed. | - |
Descrição: dc.description | Este trabalho buscou evidenciar e reconhecer os aspectos necessários para a formulação de uma proposta didática no ensino de astronomia, utilizando recursos audiovisuais no processo de alfabetização e divulgação científica, na plataforma do aplicativo Instagram. Este aplicativo pode ser usado em smartphones e procura, de forma interativa, divulgar conteúdos utilizando diferentes ferramentas, promovendo uma interação maior com o usuário. Além de apresentar o aplicativo como um mediador de conhecimento, o trabalho apresenta a eficácia que poderia ser atingida com a utilização de recursos audiovisuais no processo de ensino-aprendizagem de astronomia, com o uso de recursos como filmes, jogos e vídeos. Para a demonstração de uma abordagem didática no ensino foi empregado, além do uso do aplicativo, o filme Interestelar (2014) como mediação do conteúdo que ele aborda englobando o estudo de astronomia. Buscou-se de forma científica e dinâmica apresentar à população uma forma diferente de ver o estudo da astronomia. Objetivando, portanto, analisar, investigar e destacar a atual rede de ensino no Brasil e de como esta realidade pode ser modificada. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Ponta Grossa | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Departamento Acadêmico de Ensino | - |
Publicador: dc.publisher | Licenciatura Interdisciplinar em Ciências Naturais | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Astronomia - Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Redes sociais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Recursos audiovisuais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Astronomy - Study and teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | Social networks | - |
Palavras-chave: dc.subject | Audio-visual materials | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS | - |
Título: dc.title | Instagram: recursos digitais e audiovisuais no processo da alfabetização e divulgação científica de astronomia | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: