The use of ict in teaching english as an additional language for blind and visually impaired: a case of study

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorRetorta, Miriam Sester-
Autor(es): dc.contributorGUELY, EGLANTINE JOCELYNE CHRISTINE-
Autor(es): dc.contributorGONÇALVES, DIEGO ADDAN-
Autor(es): dc.contributorRETORTA, MIRIAM SESTER-
Autor(es): dc.creatorOliveira, Roberta Sobral de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T21:23:17Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T21:23:17Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-10-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-10-
Data de envio: dc.date.issued2015-06-23-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/8924-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/651521-
Descrição: dc.descriptionThis project is inserted in the Applied Linguistics scope and aims at investigating how blind and visually impaired learners use Information and Communication Technology (ICT) to communicate and learn English as an additional language. For the development of this topic, a literary approach will be taken, in order to review the literature in teaching English as an additional language for the blind and the visually impaired. Based on Cope and Kalantzis (2012 and 2000), Lankshear and Knobel (2008 and 2005) and Glister (1997), that analyzed the growing filed of digital literacies; this article reports to a case study which took place in the project – English for the Blinds – carried out at the Federal University of Technology – Paraná (UTFPR) from February to December 2014. In order to gather data, profiles of the students were collected and analyzed. Also, a questionnaire was applied, classes were observed, and an interview was made. By the end of this brief research, we expect to collaborate with the blind and visually impaired learner’s learning process.-
Descrição: dc.descriptionEste projeto está inserido no âmbito de Linguística Aplicada e tem como objetivo investigar como os alunos cegos e deficientes visuais usam as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) para se comunicar e aprender Inglês como uma Língua Adicional. Para o desenvolvimento deste tema, será realizada uma revisão de literatura, a fim de revisar a literatura já existente no que diz respeito ao ensino de Inglês como língua adicional para cegos e deficientes visuais. Com base em Cope & Kalantzis (2012 e 2000), Lankshear & Knobel (2008 e 2005) e Glister (1997), que analisaram o crescente campo do letramento digital; este artigo relata a um estudo de caso, que foi acompanhado através do projeto – English for the Blinds – realizado na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) – no período compreendido entre fevereiro e dezembro de 2014. A fim de reunir dados, um perfil dos alunos foi realizado e analisado. Além disso, foi aplicado um questionário, foram observadas aulas, e uma entrevista foi feitas. Até o final desta breve pesquisa, espera-se colaborar de alguma maneira com o processo de aprendizagem do aluno cegos e deficientes visuais.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languageen-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherCuritiba-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherLetras – Português e Inglês-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectDeficientes visuais - Estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectLíngua inglesa - Estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectTecnologia educacional-
Palavras-chave: dc.subjectPeople with visual disabilities - Study and teaching-
Palavras-chave: dc.subjectEnglish language - Study and teaching-
Palavras-chave: dc.subjectEducational technology-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS-
Título: dc.titleThe use of ict in teaching english as an additional language for blind and visually impaired: a case of study-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.