A releitura de portfólios para a construção do trabalho de conclusão de curso de Pedagogia

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorMiranda, Cláudia Queiroz-
Autor(es): dc.creatorVillas Boas, Benigna Maria de Freitas-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-10-14T18:42:00Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-10-14T18:42:00Z-
Data de envio: dc.date.issued2017-12-07-
Data de envio: dc.date.issued2017-12-07-
Data de envio: dc.date.issued2008-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.unb.br/handle/10482/27219-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://dx.doi.org/10.1590/S0101-73302008000100011-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/637875-
Descrição: dc.descriptionO texto apresenta resultados da pesquisa que teve como objetivo geral analisar o processo de releitura de portfólios com vistas à construção do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) de Pedagogia. Participaram da investigação seis professores-alunos egressos e uma professora-mediadora do curso de Pedagogia para professores em exercício no início de escolarização (PIE). O curso foi oferecido pela Faculdade de Educação da UNB em convênio com a Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal. Analisam-se os procedimentos utilizados por professores-alunos egressos para a releitura de portfólios e os procedimentos adotados pela professora-mediadora para a orientação desse processo, assim como as dificuldades e contribuições oferecidas por esta releitura para a construção do TCC. Observou-se que o processo de releitura abriu espaço para o desenvolvimento metacognitivo: reconsideraram-se as práticas avaliativas; criaram-se espaços de diferenciação pedagógica; a reflexão foi enfatizada.-
Descrição: dc.descriptionThis article presents the results of a research that analyzed the process of analyzing portfolios in a different way to construct the Pedagogy Course Final Paper. Six newly graduated student-teachers and teacher-mediator perceptions are discussed. The course was offered by the Education College at the University of Brasilia and the local Educational Bureau to in-service teachers who worked in public elementary schools with grades one to four. The article analyses the procedures used by the student-teachers to analyze portfolios and the procedures used by the teacher-mediator to guide them in this process; as well as the difficulties and contributions that were observed. It could be observed that the process made room for the development of metacognition: assessment practices were reconsidered; opportunities for pedagogical differentiation were created; reflection was emphasized.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherCentro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Palavras-chave: dc.subjectTrabalho de Conclusão de Curso-
Palavras-chave: dc.subjectAvaliação-
Palavras-chave: dc.subjectProfessores - formação-
Palavras-chave: dc.subjectFinal course paper-
Palavras-chave: dc.subjectAssessment-
Palavras-chave: dc.subjectTeacher education-
Título: dc.titleA releitura de portfólios para a construção do trabalho de conclusão de curso de Pedagogia-
Título: dc.titleA new look at portfolios in constructing the Pedagogy course final paper-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:UNB

Não existem arquivos associados a este item.