Máscara : estratégia de composição física em texto de representação

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Autor(es): dc.contributorCarneiro, Felicia Johansson-
Autor(es): dc.creatorAlmeida, Alisson Araújo de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-10-14T18:37:46Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-10-14T18:37:46Z-
Data de envio: dc.date.issued2013-10-30-
Data de envio: dc.date.issued2013-10-30-
Data de envio: dc.date.issued2013-10-30-
Data de envio: dc.date.issued2013-07-17-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.unb.br/handle/10482/14445-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/636197-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação em Arte, 2013.-
Descrição: dc.descriptionO presente estudo contempla a farsa, o grotesco e a paródia, que são gêneros que dialogam com a linguagem teatral da máscara na sua estrutura mais abrangente. Através da máscara e por meio das estratégias físicas, o intérprete pode compor um texto de representação, não apenas por meio da perspectiva individual de sua personagem, mas por meio da rede de interações que sua personagem realiza no momento de sua performance no espaço cênico, construindo assim uma intertessitura de ações, ou seja, um texto de representação. Neste treinamento percebi as possibilidades de escritas que se apresentam, chegando a compreender que as estratégias podem compor texto de representação por meio de improvisações com máscara, ou gerando vocabulário físico que pode ser reapropriado em outras situações cênicas. ______________________________________________________________________________ ABSTRACT-
Descrição: dc.descriptionThis study contemplates the farce, the grotesque and the parody which are genres that establish dialogue with the theatrical language of the mask in its more comprehensive structure. With the use of the mask and through physical strategies the actor can compose a performance text, not only within the individual perspective of his character, but by means of the network of interactions that his character realizes while he acts in the theatrical space, constructing an intertessitura of actions, namely, a performance text. In this training I realized the compositional possibilities that revealed themselves, coming to understand that these strategies can be used to compose a performance text by means of improvisations with mask or generating physical vocabulary that can be reappropriated in other theatrical situations.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.-
Palavras-chave: dc.subjectTeatro (Literatura) - técnica-
Palavras-chave: dc.subjectSátira-
Palavras-chave: dc.subjectArtes cênicas - representação teatral-
Título: dc.titleMáscara : estratégia de composição física em texto de representação-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
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