Teorema de Van Aubel : uma abordagem em sala de aula e demonstração de um caso similar

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSantos, Rogério César dos-
Autor(es): dc.creatorSilva, Breno Ramires Vargas da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-10-14T18:26:12Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-10-14T18:26:12Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-07-17-
Data de envio: dc.date.issued2019-07-17-
Data de envio: dc.date.issued2019-07-17-
Data de envio: dc.date.issued2018-12-03-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.unb.br/handle/10482/35081-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/631606-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Matemática, Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, 2018.-
Descrição: dc.descriptionO estudo da geometria é indispensável aos alunos dos ensinos fundamental e médio, haja vista sua necessidade em diferentes profissões, como a de pedreiro, arquiteto, cientista, dentre outras. Além do mais, a geometria nos permite enxergar de maneira mais clara a beleza dos padrões matemáticos. Esse trabalho teve o objetivo de mostrar um teorema pouco conhecido e abordado, mas que torna essa beleza da geometria mais palpável, o teorema de Van Aubel e uma variação do mesmo. Também foi realizada uma atividade com alunos do ensino médio e verificadas as reações dos mesmos frente ao problema. Constatamos com este trabalho que a Geometria Plana ainda possui muito campo a ser desvendado, e suas atuais descobertas possuem possibilidades de aplicação no ensino de Matemática no nível médio, com as devidas adaptações, por exemplo, como atividades paralelas ou extracurriculares.-
Descrição: dc.descriptionThe study of geometry is indispensable to students of primary and secondary education, given their need in different professions, such as mason, architect, and scientist, among others. Moreover, geometry allows us to see more clearly the beauty of mathematical patterns. This work had the objective to show a theorem little known and approached, but that makes this beauty of geometry more palpable, Van Aubel's theorem and a variation of the same. There was also an activity with high school students and their reactions to the problem were verified. We find that Geometric Plana still has a lot of field to be unveiled, and its current discoveries have possibilities of application in Mathematics teaching in the middle level, with the appropriate adaptations, for example as parallel or extracurricular activities.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsA concessão da licença desta coleção refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.-
Palavras-chave: dc.subjectTeorema de Van Aubel-
Palavras-chave: dc.subjectGeometria plana-
Palavras-chave: dc.subjectGeometria - estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectMatemática - estudo e ensino-
Título: dc.titleTeorema de Van Aubel : uma abordagem em sala de aula e demonstração de um caso similar-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

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