Seminário e método entre historiadores que visitaram a Alemanha (1877 - 1909)

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Autor(es): dc.creatorOliveira, Itamar Freitas de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-10-14T18:24:04Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-10-14T18:24:04Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-01-04-
Data de envio: dc.date.issued2018-01-04-
Data de envio: dc.date.issued2017-08-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.unb.br/handle/10482/30737-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.1590/0104-87752017000200009-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/630732-
Descrição: dc.descriptionEste artigo analisa os discursos de quatro historiadores visitantes da Alemanha, no período 1877-1909, que produziram relatórios de suas excursões a universidades de diferentes estados alemães: Paul Fredericq, da Bélgica, Charles Seignobos, da França, Herbert Baxter Adams, dos Estados Unidos e Ernesto Quesada, da Argentina. Nele discutimos os significados de seminário e método motivados pela literatura sobre a identidade profissional que apresenta os dois objetos como determinantes no processo de formação de uma comunidade transnacional de historiadores na passagem do século XIX para o XX. Examinadas as fontes, concluímos que o multifacetado espaço de produção dos estados germânicos, os interesses individuais, as demandas governamentais e os contextos intelectuais, em termos de ensino superior em história, desencadearam as mais diferentes representações sobre seminário, embora os autores tenham mantido um corpo mínimo de princípios e procedimentos que reforça a ideia de que uma espécie de transnacionalização ocorreu no referido período.-
Descrição: dc.descriptionThis paper analyses the discourse of four historians who visited Germany from 1877 to1909 and produced reports of their tours of universities of different German states: the Belgian Paul Fredericq, the French Charles Seignobos, the North American Herbert Baxter Adams and the Argentine Ernesto Quesada. The article discusses the meanings of seminar and method motivated by the literature on professional identity that presents the two factors as determinants in the formation of a transnational community of historians in the late nineteenth and early twentieth centuries. Through the examination of sources, it concludes that the multifaceted area of production of the German states, individual interests, governmental demands and intellectual contexts, in terms of higher education in history, triggered widely different representations of seminar, although the authors maintained a minimal body of common principles and procedures which reinforces the idea that a kind of trans-nationalization occurred in that period.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherPós-Graduação em História, Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Federal de Minas Gerais-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsVaria Historia - This is an Open Access article distributed under the terms of the Creative Commons Attribution License, which permits unrestricted use, distribution, and reproduction in any medium, provided the original work is properly cited (CC BY 4.0). Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-87752017000200491&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 30 jan. 2018.-
Palavras-chave: dc.subjectMétodo-
Palavras-chave: dc.subjectAlemanha-
Palavras-chave: dc.subjectCurso de história-
Título: dc.titleSeminário e método entre historiadores que visitaram a Alemanha (1877 - 1909)-
Título: dc.titleSeminar and methods among historians who visited Germany (1877 - 1909)-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

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