Conservadorismo e relevância da informação contábil : verificação empírica no mercado de capitais brasileiro

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Autor(es): dc.contributorLustosa, Paulo Roberto Barbosa-
Autor(es): dc.creatorRamos, Dionísio Adárcio-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-10-14T18:18:30Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-10-14T18:18:30Z-
Data de envio: dc.date.issued2013-10-30-
Data de envio: dc.date.issued2013-10-30-
Data de envio: dc.date.issued2013-10-30-
Data de envio: dc.date.issued2013-06-27-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.unb.br/handle/10482/14450-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/628463-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Universidade Federal da Paraíba, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Programa Multiinstitucional e Inter-Regional de Pós-Graduação em Ciências Contábeis, 2013.-
Descrição: dc.descriptionA maneira como são elaboradas as demonstrações contábeis, com base em princípios e normas, sofre questionamentos sobre a capacidade informacional para seus diversos usuários. Cunhou-se, na academia, a expressão em inglês value relevance, ou relevância para o valor, para representar a magnitude da importância que uma determinada informação contábil produz no valor da empresa no mercado, representado pelo preço das ações. Neste sentido o grau de conservadorismo das informações contábeis produzidas por uma determinada entidade leva a crer na existência de relação com a resposta que o mercado dará a esta informação. O conservadorismo contábil, considerado como a adoção de padrões de mensuração que asseguram uma verificabilidade dos registros e, onde for possível, maior objetividade na apresentação dos eventos econômicos, tem sido apontado por parte dos pesquisadores como o principal responsável pelo declínio da value relevance. O objetivo desse trabalho é verificar se a variação no conservadorismo contábil direciona a variação na value relevance. Como motivador deste estudo, verifica-se que houve variação do conservadorismo contábil com a adoção das normas internacionais de contabilidade, efetivadas principalmente pela publicação das Leis 11.638/07 e 11.941/08, o que pode produzir impactos na value relevance. Para a mensuração do conservadorismo contábil, utilizou-se o modelo empregado por Balachandran e Mohanram (2011), baseado em Beaver e Ryan (2000). Para a mensuração da value relevance, utilizou-se o modelo empregado por Collins et al. (1997), derivado do modelo de avaliação pelo lucro residual, reatualizado por Ohlson (1995). A relação entre o conservadorismo contábil e a value relevance foi evidenciado com o emprego de regressão linear onde os resultados do conservadorismo e da value relevance, obtidos empiricamente dos modelos citados, foram considerados como variáveis independente e dependente, respectivamente. A amostra é composta das empresas listadas na Bolsa de Valores de São Paulo (BOVESPA) que possuem suas informações divulgadas no período de dezembro de 1999 até março de 2012. Totalizaram 579 empresas analisadas, com dados extraídos trimestralmente. Os resultados corroboram com a afirmação de uma redução no conservadorismo contábil e com um aumento na relevância da informação contábil no valor da empresa com a convergência às normas internacionais. Com relação ao efeito do conservadorismo na value relevance, os resultados afirmam relação significante e negativamente relacionada, ou seja, um aumento no conservadorismo gera uma redução na value relevance. Este trabalho contribui para o entendimento sobre os estudos relacionados ao conservadorismo e value relevance. _______________________________________________________________________________________ ABSTRACT-
Descrição: dc.descriptionThe way the financial statements are performed, based on the principles and standards, has been questioned about the informational capability for its several users. The term value relevance has been used, in this context, in order to represent the magnitude of the importance that some accounting information produces on the value of the company in the market, which is represented by stock exchange prices. In that sense, the degree of conservatism of the accounting information, produced by a determined entity, leads us to believe the existence of a relation with the response the market will give to the information. The accounting conservatism, taken as an embracement of measurement patterns which ensure the records’ verifiability and, where it is possible, a greater objectivity on the presentation of the economic events, has been pointed by some researchers as the main responsible for the decline of the value relevance. The goal of this study is to verify whether the accounting conservatism variation directs the variation in the value relevance. As a pusher for this research, it has been verified that there was the variation in the conservative with the embracement of international accounting standards, accomplished mainly by the publication of the 11.638/07 and the 11.841/08 laws, which may make some impact on the value relevance. In order to measure the accounting conservatism, the model, established by Balachandran and Mohanram (2011), based on Beaver and Ryan (2000), has been used. For the measuring of the value relevance, the model applied by Collins et al. (1997), derived from an evaluation model of the residual profit, updated by Ohlson (1995), has also been used. The relation between the accounting conservatism and the value relevance was proved with the linear regression from which the conservatism’s and value relevance’s outcomes, obtained empirically from the cited models, have been considered as independent and dependent variables, respectively. The sample is composed of the listed companies on the stock exchange of São Paulo (BOVESPA), which have their information disclosed between December 1999 to March 2012. They have totalized 579 analyzed companies, with their disclosed data for every three months. The outcomes corroborate with the assertion of a reduction of the accounting conservatism and the increase of the accounting information relevance in the value of the company with the convergence to the international standards. In relation to effect of the accounting conservatism in value relevance, the results show significant relation and negatively related, that is, a rise on the conservatism develop a reduction in the value relevance. This research adds to the understanding of the accounting conservatism and value relevance.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
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Palavras-chave: dc.subjectContabilidade-
Palavras-chave: dc.subjectMercado financeiro-
Título: dc.titleConservadorismo e relevância da informação contábil : verificação empírica no mercado de capitais brasileiro-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

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