Uma escola comunicativa de línguas : retrato de um fazer orientado por teoria

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Autor(es): dc.contributorAlmeida Filho, José Carlos Paes de-
Autor(es): dc.creatorPontes, Laís Paula Soares-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-10-14T18:07:40Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-10-14T18:07:40Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-06-29-
Data de envio: dc.date.issued2020-06-29-
Data de envio: dc.date.issued2019-12-12-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://repositorio.unb.br/handle/10482/38364-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/624133-
Descrição: dc.descriptionDentre as abordagens comunicativa e gramatical no ensino de língua estrangeira, a abordagem comunicativa destaca-se como uma opção muito eficiente, capaz de possibilitar aos aprendentes a aquisição de uma nova língua. Este trabalho investiga as práticas do ensino baseadas na abordagem comunicativa por meio de estudo de caso da Escola Submarino – Imersão em Língua e Cultura, com o objetivo de compreender a relação entre a teoria e a situação real de pesquisa. O presente trabalho utilizou observações de aula como instrumento de coleta de dados para a pesquisa qualitativa, e com o uso de entrevistas e análise de plano de curso, material didático e avaliação mostrou que a base de apoio do ensino comunicacional reside na rejeição da predominância e centralidade da gramática na organização do trabalho de ensinar como um todo.-
Descrição: dc.descriptionAmong the communicative and grammatical approaches in foreign language teaching, the communicative approach stands out as a very efficient option, enabling learners to acquire a new language. This paper investigates the teaching practices based on the communicative approach through a case study of Escola Submarino – Imersão em Língua e Cultura, in order to understand the relationship between theory and the actual research situation. The present work used class observations as a data collection instrument for qualitative research, and the use of interviews and analysis of syllabus, didactic material and assessment showed that the basis of communication teaching support lies in the rejection of the predominance and centrality of grammar in the organization of the job of teaching as a whole.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.-
Palavras-chave: dc.subjectLíngua estrangeira - estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de línguas-
Palavras-chave: dc.subjectLíngua estrangeira-
Título: dc.titleUma escola comunicativa de línguas : retrato de um fazer orientado por teoria-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

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