Mediação social no contexto escolar : uma pesquisa-ação em e para a educação em direitos humanos

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSouza, Nair Heloísa Bicalho de-
Autor(es): dc.contributorgracigabi@hotmail.com-
Autor(es): dc.creatorCosta, Gracianni Guimarães Nunes Oliveira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-10-14T18:02:48Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-10-14T18:02:48Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-04-22-
Data de envio: dc.date.issued2021-04-22-
Data de envio: dc.date.issued2021-04-22-
Data de envio: dc.date.issued2020-12-06-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://repositorio.unb.br/handle/10482/40613-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/622290-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Centro de Estudos Avançados e Multidisciplinares, Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos e Cidadania, 2020.-
Descrição: dc.descriptionEsta dissertação de mestrado desenvolveu-se no âmbito da pesquisa em Educação em Direitos Humanos e Cultura de Paz do Programa de Pós-graduação em Direitos Humanos e Cidadania do Centro Avançado de Estudos Multidisciplinares da Universidade de Brasília. Essa pesquisa teve como objeto de estudo as percepções dos docentes da Escola Parque 313/314 sul participante da rede integradora do Plano Piloto/ Cruzeiro sobre curso de formação em mediação social e educação em e para direitos humanos. Foi iniciada com uma introdução onde se contextualiza o campo onde a pesquisa aconteceu e as motivações para que o estudo acontecesse, posteriormente foi dividida em três capítulos. No capítulo 2 apresenta a construção metodológica dessa pesquisa, sendo a pesquisa- ação a metodologia escolhida e justificada nesse capítulo. No capítulo 3 encontra-se o referencial teórico da pesquisa, mediação social, a mediação social voltada para o contexto escolar, a experiência do Projeto Estudar em Paz (NEP), perspectivas positivas de paz e conflito, a necessidade de aprendizado com os conflitos e o cerceamento das violências, apresenta também um breve histórico da educação em direitos humanos no Brasil e a sua importância nos processos de mediação e emancipação dos estudantes. O capítulo 4 apresenta e analisa os dados coletados por intermédio de questionário aplicado aos participantes e da transcrição de grupo focal realizado com os participantes. A dissertação encerra-se nas considerações finais, com uma reflexão sobre o momento histórico vivenciado no Brasil, político e de pandemia, fazendo um balanço da percepção dos docentes em relação aos temas trabalhados durante a pesquisa, críticas e sugestões para início de novos ciclos.-
Descrição: dc.descriptionThis master's thesis was developed in the scope of research in Education in Human Rights and Peace Culture of the Postgraduate Program in Human Rights and Citizenship of the Advanced Center for Multidisciplinary Studies at the University of Brasília. This research had as scope of study the perceptions of the teachers of Escola Parque 313/314 Sul participating in the integrating the Plano Piloto / Cruzeiro integrating network regarding the training in social mediation and education in and for human rights. It started with an introduction where the field in which the research took place and the motivations for the study to take place was contextualized, later divided into three chapters. Chapter 2 presents the methodological construction of this research, with action research being the methodology chosen and justified in that chapter. Chapter 3 contains the theoretical framework for research, social mediation, social mediation focused on the school context, the experience of the Study in Peace Project (NEP), positive perspectives of peace and conflict, the need to learn from conflicts and the curbing of violence. Also presents a brief history of human rights education in Brazil and its importance in the processes of mediation and emancipation of students. Chapter 4 presents and analyzes the data collected through a questionnaire applied to the participants and the transcription of the focus group carried out with the participants. The dissertation ends with the final considerations, with a reflection on the historical moment experienced in Brazil, political and pandemic, taking stock of the perception of teachers in relation to the themes worked during the research, criticisms and suggestions for the beginning of new cycles.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.-
Palavras-chave: dc.subjectMediação social-
Palavras-chave: dc.subjectConflitos sociais-
Palavras-chave: dc.subjectCultura de paz-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Palavras-chave: dc.subjectEmancipação-
Título: dc.titleMediação social no contexto escolar : uma pesquisa-ação em e para a educação em direitos humanos-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

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