Gestão dos riscos geomecânicos devidos à escavação de tuneis urbanos: aplicação ao metrô de Bogotá

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Autor(es): dc.contributorAssis, André Pacheco de-
Autor(es): dc.creatorAlarcón Guerrero, Jorge Esteban-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-10-14T18:02:05Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-10-14T18:02:05Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-01-20-
Data de envio: dc.date.issued2020-01-20-
Data de envio: dc.date.issued2020-01-20-
Data de envio: dc.date.issued2014-01-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://repositorio.unb.br/handle/10482/36179-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/622014-
Descrição: dc.descriptionTese (doutorado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2014.-
Descrição: dc.descriptionA engenharia geotécnica envolve grandes incertezas. Estas estão associadas às metodologias de sondagem e amostragem; aos procedimentos associados aos ensaios de campo e laboratório; e à variabilidade natural das variáveis geotécnicas (Christian et al., 1994). Numerosos acidentes que ocorreram nas últimas duas décadas indicam que 69% tem a ver com as mencionadas incertezas. Metodologias probabilísticas como o método da primeira ordem segundo momento (FOSM na sigla em inglês), estimativas pontuais, Monte Carlo entre outras, aparecem para tentar dar solução ao problema de incorporar as mencionadas incertezas, no entanto, não são suficientes para incorpora-las em empreendimentos civis. Metodologias de gestão do risco (GR) dão uma melhor solução a este problema devido a que incorporam adicionalmente à probabilidade de ocorrência, os custos associados aos danos ocasionados e fornecem melhores ferramentas para tomada de decisões aos engenheiros e gerentes de empreendimentos. Embora hája importantes publicações relacionadas com as metodologias de GR na engenharia geotécnica como a de Einstein (1996) e a guia da ITA entre outras, não há um entendimento do que significa uma metodologia de GR. Não existe um consenso referente às definições básicas, etapas associadas e escopo destas etapas, assunto que provavelmente gerou a mencionada situação e atrasou a popularização das metodologias de GR. Esta tese apresenta uma metodologia de GR e sua aplicação ao Metrô de Bogotá (Colômbia). Foi realizada uma coleta de dados e construído um banco de dados espacial. Posteriormente, foi construído um modelo geomecânico do maciço associado à região de estudo e um processo estatístico para atribuir distribuições de probabilidade às variáveis utilizadas. Foram calculadas probabilidade de excedência de certas variáveis de controle típicas usando FOSM e métodos numéricos e foram calculadas as consequência dada sua ocorrência. Foi calculado o risco expresso em termos monetários e finalmente foi feito um zoneamento da região de estudo em função do mencionado risco.-
Descrição: dc.descriptionGeotechnical Engineering involves many uncertainties. Uncertainties are associated to: drilling and sampling methodologies, field and laboratory test procedures, and natural variability of the variables involved (Christian et al., 1994). Numerous accidents happened in the last two decades show that 69% of the accidents are concerned with the handling of the uncertainties (Seidenfuβ, 2006). Probabilistic methodologies like First Order Second Moment (FOSM), Point Estimate, Monte Carlo and others, appears to give solutions to the problem of incorporate those uncertainties, although are no sufficient to incorporate appropriately the uncertainties in civil projects. Risk Management Methodologies (RMM) give a better solution to these problem due incorporate further the probability of occurrence, the costs associated to the damage occasioned and give betters decisions tools to designers and project managers. Notwithstanding important publications about RMM in geotechnical area like Einstein (1996) and the ITA guidelines (Eskesen et al., 2004) and others, there isn´t an understanding of that RMM means. There is not a consensus about basic definitions, steps and scope of those steps which probably generated this situation and avoided the popularization of the RMM. This PhD thesis presents a RMM and its application to Bogotá Subway (COL). Both a collect of data and a spatial data base were made. Subsequently was made a 3D geo-mechanical model and a statistical process to define the variable´s distributions of probability. Probabilities of to exceed typical control variables was calculated using FOSM and FEM, and were calculated the consequences of its occurrence. Risk, expressed in money, was calculated and a spatial zoning about Risk was presented.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.-
Palavras-chave: dc.subjectGestão de riscos-
Palavras-chave: dc.subjectMetrô - engenharia civil - escavação-
Palavras-chave: dc.subjectTúneis-
Título: dc.titleGestão dos riscos geomecânicos devidos à escavação de tuneis urbanos: aplicação ao metrô de Bogotá-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

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