Perfil reflexivo de uma professora de Língua Estrangeira em experiência formativa continuada : quem é, sobre o quê e como reflete essa professora

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorAlmeida Filho, José Carlos Paes de-
Autor(es): dc.creatorPaz, Danielle de Paiva Vilela-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-10-14T17:54:44Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-10-14T17:54:44Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-10-04-
Data de envio: dc.date.issued2019-10-04-
Data de envio: dc.date.issued2019-10-04-
Data de envio: dc.date.issued2019-02-28-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.unb.br/handle/10482/35509-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/619108-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas, Programa de Pós-Graduação em Linguística, 2019.-
Descrição: dc.descriptionA pesquisa relatada nesta dissertação tem por objetivo norteador investigar o processo reflexivo empreendido por uma professora de língua inglesa em formação continuada e atuante na rede pública e privada da região centro-oeste do país, por meio do delineamento do seu perfil de docente reflexiva, no âmbito de uma experiência formativa continuada, o curso Reflexão na Ação, promovido pela Universidade de Brasília. A pesquisa se justifica porque no tempo destinado à resenha teórica realizada para este estudo, foi observado que a literatura não é cabal acerca de como reflete, sobre o quê reflete (ZEICHNER, 1993) e quem é, em termos atitudinais, esse professor que reflete. Além disso, a Base Nacional da Formação, documento oficial mais recente apresentado pelo MEC (2018), carece de orientações teórico-metodológicas para empreender a formação. Essa realidade requer pesquisas que contribuam para a epistemologia do processo reflexivo do professor. Os aportes teóricos fundamentais desta dissertação dizem respeito às atitudes do professor (TARDIF, 2002; ALMEIDA FILHO, 1999, 2015, 2017; SILVA e CÁRIA FILHO), a sua formação (ALMEIDA FILHO, 1999, 2016; FREEMAN, 2016; NÓVOA, 1997, 2000, 2009, CELANI, 2010; PERRENOUD, 2002; CRUZ, 2017), a um modelo ilustrativo da formação regido pela abordagem reflexiva (ALMEIDA FILHO, 1999), à problematização dos termos reflexão, reflexividade e prática reflexiva (BOUDIEU, 2004; PERRENOUD, 2002; EVENS; HANDELMAN; ROBERTS, 2016; SCHÖN, 1983, 1992; FARREL, 2013, 2015; ZEICHNER, 1993, 1996; BASSOT, 2016; QUEVEDO-CAMARGO, 2011), à reflexão ética (MELO BARBOSA, 2014; JOHANN, 2009; VEIGA; ARAÚJO, 2007; SOARES, 2014), aos recursos para a reflexão (GIMENEZ, ARRUDA e LUVIZARI, 2004, ALMEIDA FILHO, 2017; CELANI, 2011; FARRELL, 2013, 2015; MICCOLI, 2007) e aos insumos para a reflexão do professor (ALMEIDA FILHO, 2017; SANT’ANA, 2005; CHARLOT, 2002; SILVA; ARAGÃO, 2013). Quanto à metodologia empregada, a pesquisa se caracteriza como qualitativa (CHOZZOTTI, 2006), de base interpretativista (SCHWANDT, 2006) e se vale do estudo de caso (YIN, 2009; DÖRNYEI, 2007) por se tratar de um contexto específico. Os instrumentos utilizados para a coleta de registros foram: observação-participante (MÓNICO et al., 2017), notas de campo reflexivas (BOGDAN; BIKLEN, 1998), questionário (DAMIANOVIC et al., 2005), entrevista semiestruturada (ROSA; ARNOLDI, 2006) e três atividades escritas realizadas pela professora ao longo da experiência formativa (FRISON, 2016). O método utilizado para a análise de dados foi a triangulação (STAKE, 2005; SIMONS, 2009). Os resultados apontam a aplicabilidade das dimensões, categorias e subcategorias de análise utilizadas na pesquisa como uma ferramenta válida para a análise do processo reflexivo do professor. O perfil reflexivo emergente delineado ratifica a abordagem reflexiva como relevante para orientar a formação continuada (ALMEIDA FILHO, 1999, 2016). Além disso, os dados indicam que a reflexão da professora ultrapassa questões relacionadas unicamente à prática de ensino e alcança a mitigação dos efeitos de uma autocrítica excessiva, com ênfase no aspecto colaborativo da formação, assim como nos desafios para empreender tanto o ensino quanto a formação de maneira ética junto aos colegas de profissão.-
Descrição: dc.descriptionThe following research aims to investigate the reflexive process undertaken by an in-service English-language teacher, that works in a public and in a private school of the Central-Western region of Brazil, by delineating her reflexive profile during and after she attends a teachers development programme, named Reflection in Action, promoted by the University of Brasília. The study is justified because, in the time devoted to the theoretical review carried out for this study, it was observed there is a lack of Brazilian studies about how teachers reflect, what they reflect about (ZEICHNER, 1993) and who is, in what concerns to attitudes, this teacher who reflects. In addition, The document named Base Nacional Comum da Formação, the most recent official document presented by Ministry of Education, lacks theoretical and methodological guidelines to tackle teachers’ development. Such reality requires research that contributes to the epistemology of teachers’ reflective process. The fundamental theoretical contributions of this dissertation concern teachers’ attitudes (TARDIF, 2002, ALMEIDA FILHO, 1999, 2015, 2017; SILVA e CÁRIA FILHO, 2016), teachers’ development (ALMEIDA FILHO, 1999, 2016; FREEMAN, 2016; NÓVOA, 1997, 2000, 2009; CELANI, 2010; PERRENOUD, 2002; CRUZ, 2017), an illustrative theoretical model on teachers education oriented by the Reflexive Approach (ALMEIDA FILHO, 2016), the problematization of terms such as reflection, reflexivity and teachers’ reflexive practice (BOUDIEU, 2004; PERRENOUD, 2002; EVENS; HANDELMAN; ROBERTS, 2016; SCHÖN, 1983, 1992; FARREL, 2013, 2015; ZEICHNER, 1993, 1996; BASSOT, 2016; QUEVEDO-CAMARGO, 2011), ethical reflection (MELO BARBOSA, 2014; JOHANN, 2009; VEIGA; ARAÚJO, 2007; SOARES, 2014), resources for reflection (GIMENEZ, ARRUDA e LUVIZARI 2004; ALMEIDA FILHO, 2016; CELANI, 2011; FARRELL, 2013, 2015; MICCOLI, 2007), inputs for teachers’ reflection (ALMEIDA FILHO, 2017; SANT’ANA, 2005; CHARLOT, 2002; SILVA; ARAGÃO, 2013). Regarding the methodological framework, the present research is characterized as qualitative (CHOZZOTTI, 2006), of interpretative basis (SCHWANDT, 2006), and it consists of a case study (YIN, 2009; DÖRNYEI, 2007), due to its peculiar context. Data collection methods used include: participant observation (MÓNICO et al., 2017), reflective field notes (BOGDAN; BIKLEN, 1998), questionnaire (DAMIANOVIC et al., 2005), semi-structured interviews (ROSA; ARNOLDI, 2006), and three written compositions made by the participant during the course (FRISON, 2016). Data analysis was carried out using the method of triangulation (STAKE, 2005; SIMONS, 2009). Results and outcomes achieved highlight the applicability of the dimensions, categories and subcategories of analysis as a valid tool for the analysis of teachers’ reflexive process. The emerging reflexive profile ratifies the relevance of the Reflexive Approach principles as a guide to teachers’ education (ALMEIDA FILHO, 1999, 2016). Besides, data show that the participant’s reflection reaches further than issues related to teaching practice, it meets the mitigation of excessive self-criticism effects, and stresses the collaborative aspect of teachers’ development, as well as the challenges faced in order to ethically undertake teaching, and promote professional development among fellow teachers.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.-
Palavras-chave: dc.subjectProfessores de línguas - formação-
Palavras-chave: dc.subjectProfessores - formação continuada-
Palavras-chave: dc.subjectProfessor reflexivo-
Título: dc.titlePerfil reflexivo de uma professora de Língua Estrangeira em experiência formativa continuada : quem é, sobre o quê e como reflete essa professora-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
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