Quilombolas de Mamuna e Canelatiua, Alcântara – MA

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorIadanza, Enaile do Espírito Santo (org.)-
Autor(es): dc.creatorAndrade, Manoel Pereira de (org.)-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-10-14T17:22:39Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-10-14T17:22:39Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-09-17-
Data de envio: dc.date.issued2021-09-17-
Data de envio: dc.date.issued2020-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://repositorio.unb.br/handle/10482/42106-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/606450-
Descrição: dc.descriptionAPRESENTAÇÃO - Os Cadernos Vivência Amazônica pretendem mostrar algumas das experiências vividas pelos e pelas estudantes que participaram do Projeto de Extensão “Vivência Amazônica”, coordenado pelo Núcleo de Estudos Amazônicos, do Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, da Universidade de Brasília (NEAz/CEAM/UnB), e dar visibilidade aos modos de vida e trabalho e à cultura das comunidades vivenciadas e suas relações com a natureza. O Projeto Vivência Amazônica tem sido realizado a cada ano letivo e tem como principais participantes os e as estudantes da disciplina “Tópicos Especiais sobre a Amazônia”, do NEAz/CEAM/UnB. Os e as estudantes se organizam cerca de seis meses antes da concretização da Vivência Amazônica para planejar a elaboração do projeto, a agenda, o roteiro, o período, as habilidades e cuidados, e para realizar estudos sobre as comunidades selecionadas. A Vivência Amazônica busca proporcionar às e aos participantes uma aproximação às realidades e causas amazônicas. Desta forma, entendeu-se que o contato dos e das estudantes com a Amazônia, além da sala de aula, seria importante para que pudessem conhecer o meio natural, as transformações que vêm ocorrendo nessa vasta região, as cidades e seus equipamentos e vivenciar a realidade dos povos indígenas, das populações e comunidades tradicionais da Amazônia. Também pretende contribuir para o processo de autoconhecimento de seus participantes, de interações destes com o contexto vivenciado e mediado por intensos diálogos e relações de trocas entre os e as participantes da Vivência e o conjunto dos povos indígenas, populações e comunidades tradicionais e demais sujeitos que participam da Vivência e de seu processo de construção. Os ensinamentos de Paulo Freire seguem conduzindo todo o processo de aprendizado, possibilitando entendimentos de que “não há saber mais, não há saber menos, há saberes diferentes”. Esperamos que a série Cadernos Vivência Amazônica contribua para despertar o interesse por esse mundo, desconhecido para muitos, que é a Amazônia, com seus ricos ecossistemas e a grande diversidade étnica e cultural de seus povos e comunidades. Boa leitura-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Publicador: dc.publisherUniversidade de Brasília-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsAutorização concedida a Biblioteca Central da Universidade de Brasília pelos organizadores da publicação, em 16 de setembro de 2021, para disponibilizar a obra, gratuitamente, de acordo com a licença conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da obra, a partir desta data. A obra continua protegida por Direito Autoral e/ou por outras leis aplicáveis. Qualquer uso da obra que não o autorizado sob esta licença ou pela legislação autoral é proibido.-
Palavras-chave: dc.subjectAmazônia - aspectos sociais-
Palavras-chave: dc.subjectQuilombolas - Alcântara (MA)-
Título: dc.titleQuilombolas de Mamuna e Canelatiua, Alcântara – MA-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

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