A formação do formador de professores: perspectivas de colaboração entre graduandos e pós-graduandos no projeto Teletandem Brasil

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Autor(es): dc.creatorSalomão, Ana Cristina Biondo-
Data: dc.date2014-05-20T15:09:14Z-
Data: dc.date2014-05-20T15:09:14Z-
Data: dc.date2011-01-01-
Data de aceite: dc.date.accessioned2014-11-17T16:37:18Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2014-11-17T16:37:18Z-
Data de envio: dc.date.issued2014-11-17-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.1590/S1984-63982011000300004-
Fonte completa do material: dc.identifierRevista Brasileira de Linguística Aplicada. Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Gerais, v. 11, n. 3, p. 653-678, 2011.-
Fonte completa do material: dc.identifier1984-6398-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://base.repositorio.unesp.br/handle/11449/27152-
Fonte completa do material: dc.identifier10.1590/S1984-63982011000300004-
Fonte completa do material: dc.identifierS1984-63982011000300004-
Fonte completa do material: dc.identifierS1984-63982011000300004.pdf-
Fonte: dc.identifier.urihttp://www.educapes.capes.gov.br/handle/capes/53534-
Fonte: dc.identifier.urihttp://www.educapes.capes.gov.br/handlecapes/53534-
Descrição: dc.descriptionEste artigo apresenta os resultados de um estudo qualitativo realizado no projeto Teletandem Brasil sobre os processos de supervisão e estratégias pedagógicas utilizadas por uma mediadora no processo de mediação de um par interagente. Baseando-nos no paradigma da formação reflexiva, na teoria sociocultural de Vygotsky e na aprendizagem colaborativa de línguas, com especial ênfase para o regime tandem, analisamos as contribuições da relação colaborativa formada entre uma aluna de pós-graduação e uma aluna-professora em formação. Os resultados trazem implicações para o campo da formação de professores de línguas, em relação a uma perspectiva de formação na prática, evidenciando a experiência de ensino e aprendizagem colaborativos no Teletandem como uma oportunidade para a formação reflexiva do aluno-professor, o interagente, e também do futuro formador de professores, o mediador.-
Descrição: dc.descriptionIn this article, we present some of the results of a qualitative research within the Project Teletandem Brazil about the process of supervision and pedagogic strategies used by a mediator in the mediation process of a pair of Teletandem partners. Based on the reflexive teaching paradigm, on Vygotsky's sociocultural theory and on collaborative language learning, with special emphasis to tandem learning, we analyzed the contributions of the collaborative relationship established between a graduate student and a student-teacher. The results bring about implications to the field of language teacher education, in relation to a perspective of education within practice, evidencing the experience of collaborative learning in Teletandem as an opportunity for reflexive teacher education for both the student-teacher and the future teacher educator.-
Formato: dc.format653-678-
Idioma: dc.languagepor-
Publicador: dc.publisherFaculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Gerais-
Relação: dc.relationRevista Brasileira de Linguística Aplicada-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectFormação de professores-
Palavras-chave: dc.subjectaprendizagem colaborativa-
Palavras-chave: dc.subjectTeletandem-
Palavras-chave: dc.subjectmediação-
Palavras-chave: dc.subjectTeacher education-
Palavras-chave: dc.subjectcollaborative language learning-
Palavras-chave: dc.subjectTeletandem-
Palavras-chave: dc.subjectmediation-
Título: dc.titleA formação do formador de professores: perspectivas de colaboração entre graduandos e pós-graduandos no projeto Teletandem Brasil-
Tipo de arquivo: dc.typeoutro-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Unesp

Não existem arquivos associados a este item.